Remédios caseiros para tosse de bebês

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo utilizado para liberar as vias respiratórias. A tosse também pode ser um dos sintomas de uma infecção nestas mesmas vias.

Tosse pode ser boa

A tosse incomoda e normalmente tentamos fazer com que ela desapareça. Tal atitude pode ser errada pois quando uma criança sofre um resfriado comum, a tosse ajuda a expulsar bactérias, muco e liberar as vias respiratórias. Existem alguns remédios caseiros úteis para acalmar a tosse do bebê, quando ela impede a criança de relaxar. Além disso, é sempre conveniente procurar um pediatra para que ele identifique a causa da tosse e prescreva o tratamento adequado.

Remédios caseiros para tosse em bebês

Para desaparecer a tosse branda em bebês há uma velha receita que consiste em cortar um pedaço de cebola e colocá-lo próximo ao travesseiro da criança. Os vapores do ácido alílico liberados são um eficiente calmante para a tosse. Também é possível fazer um xarope de cebola, que deve ser fervida em 1 litro de água. Após esfriar um pouco, passe o produto no peito da criança com auxílio de um pano, que deve ser mantido no local até que esfrie totalmente. O xarope dilata os brônquios e elimina secreções acumuladas, forçando a tosse.

Outro remédio eficaz consiste em dar um banho quente com muito vapor na criança. Para isso, deixe a água quente correr durante alguns minutos antes de encher a tina do banho. Em crianças mais crescidas, é possível deixá-lo brincando algum tempo durante o banho. Se há algum impedimento para o banho, é possível deixar a água correndo por um certo tempo até que forme o vapor e passar cerca de 10 minutos com a criança no banheiro.

Tosse em bebês de 6 meses

Um dos remédios mais utilizados contra tosse em bebês são as gotas de solução salina, pois elas ajudam a eliminar o muco e limpar o nariz dos bebês muito pequenos para assoar o próprio nariz. As gotinhas ajudam os bebês que não podem mamar ou tomar mamadeira porque estão congestionados. A solução salina está disponível em qualquer farmácia, mas também pode ser preparada em casa. É necessário apenas 1 colher de chá de sal dissolvida em 250 mililitros de água. Guarde a solução em uma jarra de vidro tampado e renove a solução a cada 24 horas para evitar proliferação de bactérias.

Não aspire o nariz da criança muitas vezes ao dia pois isso pode irritar suas membranas nasais. Também não se deve usar a solução salina por mais de quatro dias consecutivos sob risco de ressecar as fossas nasais e piorar a congestão. Não se deve usar sprays descongestionantes em crianças de qualquer idade. A tosse de bebês com mais de 6 meses também se acalma bebendo bastante água pois reduz a desidratação. Para crianças abaixo dos 6 meses, o indicado é que se dê apenas leite materno. Entre elas, a água não é necessária e pode inclusive fazer mal.

Pomadas para o peito à base de eucalipto são populares, mas não devem ser utilizadas em bebês com menos de três meses. Além disso, estudos já mostraram que esses produtos não são eficazes, mas apenas dão a sensação de que se está respirando melhor por conta do frio que provocam. Há também pomadas especiais para bebês, que não possuem mentol ou cânfora.

Tosse em bebês de 1 ano

O mel é um remédio perfeito para suavizar a irritação na garganta e acalmar a tosse. Para bebês, deve-se diluir o produto em água quente com um pouco de limão. O mel tem propriedades terapêuticas e nutritivas. O néctar alivia a irritação provocada pela tosse. O produto deve ser usado apenas em bebês com 1 ano ou mais.

Nesta idade, também já é possível dar canja de galinha e outros alimentos líquidos quentes para a criança. Esses caldos têm efeito calmante e podem ajudar a aliviar a congestão. Estudos já comprovaram que a canja alivia sintomas do resfriado como dor muscular, fadiga, congestão e febre. Também se pode dar sopa, suco de maçã, água e outros líquidos que a criança goste. Além disso, mantenha a cabeça da criança sempre elevada enquanto descansa para ajudá-la a respirar.

Outras ações possíveis

Além dos remédios caseiros e conselhos anteriormente dados, alguns hábitos devem ser reforçados quando o bebê sofre com tosse e resfriado. Em primeiro lugar, não fume dentro de casa e mesmo na janela, pois um pouco da fumaça sempre entra na casa e pode incomodar a criança, além de ser nociva à saúde a qualquer momento. Também é importante, no caso de crianças maiores, oferecer uma alimentação rica em verduras e alimentos cítricos (laranja, limão, entre outros) durante o período de recuperação, já que a vitamina C reforça as defesas imunológicas da criança. Por fim, umidifique bem o quarto do bebê pois o ar seco é ruim para as mucosas enquanto a umidade as protege.

Foto: © Parinya Binsuk - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Remédios caseiros para tosse de bebês', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade