Lista de frutas ricas em fibras

As fibras são essenciais à saúde, pois ajudam a prevenir doenças e combatem a prisão de ventre, ajudando também a perder peso, já que proporcionam uma sensação maior de saciedade. Por isso, há algumas frutas ricas em fibras que não podem faltar no cardápio.

Frutas ricas em fibras

As frutas mais ricas em fibras são maçã, pera, ameixa, manga e laranja. Elas devem fazer parte do cardápio de qualquer pessoa. A seguir, listamos os benefícios de cada uma delas.

Maçã

Rica em pectina, que ajuda a controlar o colesterol, a maçã também é rica em fibras. Combinados, esses dois nutrientes promovem maior sensação de saciedade, ajudam a emagrecer e regulam o trânsito intestinal.

Pera

Além de ser uma excelente fonte de fibras e de nutrientes como cobre, antioxidantes e vitaminas C e K, a pera possui baixo índice glicêmico e ajuda a controlar o nível de glicose no sangue, contribuindo para desintoxicar o sangue e reduzir o colesterol.

Ameixa

Altamente rica em fibras, a ameixa também se destaca por combater a anemia devido à sua alta quantidade de ferro. A vitamina C presente nela age como antioxidante e previne o envelhecimento precoce.

Manga

A manga é super antioxidante, ajuda a prevenir doenças e controla o colesterol. Com alto teor de fibras, a fruta ajuda a regular o intestino e evita a prisão de ventre.

Laranja

Uma das frutas com mais vitamina C, a laranja também é rica em fibras, ajudando na digestão, na desintoxicação do organismo e na purificação do sangue.

Frutas ricas em fibras solúveis

As fibras solúveis são aquelas que se misturam na água, formando uma espécie de gel, que proporciona maior sensação de saciedade. Com o benefício de reduzir o colesterol ruim e controlar a glicemia, as frutas ricas em fibras solúveis são a maçã e as frutas cítricas.

Frutas ricas em fibras insolúveis

As fibras insolúveis não interagem com a água e ficam intactas no organismo, aumentando o bolo fecal e ajudando no funcionamento do intestino. Elas também estão relacionadas à prevenção de câncer de intestino. Cascas de frutas são altamente ricas em fibras insolúveis.

Foto: © Africa Studio - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Lista de frutas ricas em fibras', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade