Manter-se desperto durante o dia após uma noite mal dormida, ficar acordado por toda a madrugada para estudar, trabalhar ou mesmo para curtir uma festa. Há diversos motivos para se querer tirar ou reduzir o sono e certos alimentos podem ajudar a alcançar tal objetivo. Para isso, eles precisam ser ricos em cafeína. Confira abaixo quais são essas comidas e bebidas.
A cafeína é uma substância alcaloide que atua fundamentalmente inibindo a ação de receptores da adenosina. A adenosina por sua vez é um neurotransmissor que controla a temperatura corporal, a frequência cardíaca e a pressão arterial. Ao bloquear estas ações, a cafeína provoca seu efeito inverso, causando estimulação neural e mantendo a pessoa em estado de alerta e, consequentemente, sem sono ou sinais de cansaço físico e mental.
Como o nome já diz, a cafeína está presente em alta concentração no café. Além dele, chá preto, refrigerantes de cola e guaraná e as bebidas à base de erva-mate também possuem boa dose de cafeína e retiram o sono. Por fim, os energéticos industrializados apresentam grandes concentrações de cafeína. Em alguns casos, maior mesmo do que no café.
Apesar de ter menores concentrações de cafeína, algumas comidas também são capazes de auxiliar para promover a perda de sono. São eles chocolate, pimenta e gengibre.
A cafeína é bastante eficaz para diminuir a vontade de dormir. No entanto, o uso destes produtos, principalmente as bebidas, de modo frequente é perigoso e não deve ser feito, pois a cafeína aumenta o ritmo cardíaco e provoca estresse e ansiedade. Por outro lado, pessoas com insônia devem evitar esses alimentos, especialmente durante a noite, para não sofrer com seus efeitos.
© Valentyn Volkov - Shutterstock.com