Temperatura corporal - Definição


Definição de temperatura corporal

A temperatura corporal corresponde à temperatura média do organismo humano. Em média, ela gira em torno dos 37°C, sendo que ocorrem variações em função do momento do dia. O centro de regulação da temperatura corporal está localizado no hipotálamo enquanto o ponto de regulação fica na hipófise. No entanto, esse ponto pode ser modificado em caso de doença, o que gera a febre durante uma infecção, por exemplo. Também pode haver variação de temperatura corporal sem alteração do ponto de regulação. Neste caso, incluem-se a hipertermia (aumento da temperatura do corpo) e a hipotermia (diminuição). Quando um desses quadros se instala, o próprio organismo lança mão de certas ações, como suores e calafrios, para trazer a temperatura de volta ao ponto de equilíbrio.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 16 de março de 2017 às 15:02 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Temperatura corporal - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Tintura de iodo - Definição
Tétano - Definição