Existem alimentos que ajudam o organismo a evitar a retenção de líquidos. São os chamados alimentos diuréticos, também úteis para perda de peso. É fundamental combinar a ingestão de alimentos diuréticos com muita água, chás e infusões para evitar a desidratação e garantir que o consumo destes alimentos tragam apenas benefícios para a saúde.
Os alimentos diuréticos mais comuns são melancia e melão, berinjela, aspargos e aipo.
Ao evitar a retenção de líquidos, os alimentos diuréticos são importantes para a perda de peso. No entanto, seu consumo deve ser inserido no âmbito de uma dieta balanceada. Além disso, a perda de peso também depende da prática regular de atividade física.
Algumas frutas combinam propriedades diuréticas com propriedades desintoxicantes, ou seja, elas trabalham tanto para evitar a retenção de líquido quanto para a eliminação de toxinas por meio da urina. Além da melancia, podemos citar abacaxi, laranja, maçã e mamão papaia. A composição das frutas à base de água e fibras é que garante essas duas características. Algumas verduras, como alcachofras, aspargos e aipo - além do feijão - também combinam qualidades diuréticas e desintoxicantes.
A retenção de líquido por grávidas é muito frequente, sobretudo durante o último trimestre de gestação. Isso se deve ao desequilíbrio hormonal ao qual o organismo é submetido durante os nove meses e muitas vezes desencadeia a formação de edemas ou quadros de inchaço nos pés e tornozelos. Por conta disso, o consumo de alimentos diuréticos por gestantes é fundamental. Além desta propriedade, esta classe de alimentos proverá a mulher e seu bebê das vitaminas e minerais necessários para o bom andamento da gravidez.
Foto: © Katerina Kovaleva - 123RF.com