O
glúten é uma substância resultante da mistura de proteínas encontradas no endosperma da semente de cereais como o trigo, a cevada, o triticale e o centeio. Atualmente, diversos produtos alimentícios possuem a frase
'contém glúten' em suas embalagens, indicando às pessoas portadoras de hipersensibilidade ao glúten para não consumirem aquele alimento.
Para que serve o glúten
O glúten é utilizado para dar
elasticidade a massas e, por isso, está presente nos produtos, farinhas e derivados de trigo, cevada, triticale, kamut, aveia e centeio.
Alimentos que não contêm glúten
Atualmente, o mercado tem se empenhado em desenvolver pães e massas em geral sem glúten, porém há alguns
alimentos que não possuem glúten em sua composição. Frutas e vegetais, arroz e derivados, milho, fécula de batata e mandioca, carnes e peixe, açúcar, chocolate, gelatina e sorvetes, bem como azeites e margarinas não contêm glúten.
Doença celíaca
Algumas pessoas desenvolveram intolerância ao glúten (doença celíaca), que pode resultar em alergias, danos à mucosa do
intestino delgado e má
digestão. Há também quem desenvolva lesões na pele, provenientes da alergia ao glúten. Se a doença celíaca for diagnosticada, é fundamental adotar uma
dieta sem glúten para combater esses
sintomas.
Portadores de doença celíaca
Estima-se que 1% a 2% da população mundial apresente intolerância ao glúten, porém metade dessas pessoas não apresenta sintomas consideráveis. Quem possui doença celíaca deve evitar uma
lista extensa de produtos, que incluem derivados de trigo, cevada, centeio, triticale e aveia, incluindo derivados de fabricação caseira ou industrial, como pães, massas, biscoitos, bolos, salgadinhos, barras de cereais, quibe, pizzas, molhos brancos, granola, empanados, farinha de rosca, cerveja, whisky e vodka de cereais.
Efeitos do glúten
Em portadores da doença celíaca, o glúten pode causar
reações alérgicas de intensidade variada. Já entre os que não possuem essa condição, o glúten não provoca riscos à saúde. Além disso, o glúten não provoca aumento de peso - como muitos acreditam - e, portanto, retirar o glúten da sua alimentação não vai promover perda de peso.
Foto: © grafvision - Shutterstock.com