A barriga inchada pode estar associada a uma série de condições e, geralmente, possui outros sintomas associados, que devem ser investigados para que se obtenha o diagnóstico.
A barriga inchada, quando acompanhada de sangramento anal, aparecimento de hemorroidas ou fortes dores, precisa ser investigada o quanto antes por um especialista. Em geral, a barriga inchada representa alguma das situações listadas abaixo.
Um alimentação rica em gorduras, frituras e doces pode gerar gases, que incham a barriga. Para resolver esse problema, coma devagar, não engula ar ao comer e tome um chá de erva-doce, que alivia a produção de gases e combate os sintomas.
No período da menstruação, é normal a mulher se sentir inchada devido ao acúmulo de líquidos na região abdominal. Chás diuréticos ajudam a combater esse sintoma.
Se a barriga estiver mais inchada do umbigo para baixo e a menstruação estiver atrasada em alguns dias, a mulher pode estar grávida. Inchaços nos tornozelos, mãos e nariz também são comuns durante a gestação e podem ser minimizados com a redução no consumo de sal e ingestão de muita água ao longo do dia.
Pouca atividade física e baixo consumo de fibras pode ocasionar a prisão de ventre, que gera inchaços na barriga. Para combater esse sintoma, deve-se aumentar a ingestão de fibras, que podem ser encontradas em frutas, na aveia, no musli e em iogurtes.
Há casos em que o inchaço na barriga é causado pelo excesso de peso e acúmulo de gordura na região. Para combater isso, recomenda-se fazer uma dieta que evite alimentos gordurosos e açúcar, além de praticar exercícios regularmente.
Há algumas formas de minimizar os sintomas causados pela barriga inchada, tais como reduzir o consumo de glúten, lactose e fermento. Ingerir chá verde e elevar o consume de fibras também são medidas eficientes. Exercícios físicos também ajudam a eliminar gases e estimulam o funcionamento intestinal.
Pessoas que não estão grávidas podem ingerir chás diuréticos para desinchar a barriga. Os melhores são o chá verde e o de carqueja. Chás de gengibre com canela também são benéficos.
Foto: © staras - Shutterstock.com