Cistite: causas, sintomas e tratamento

A cistite é uma infecção urinária comum que corresponde a uma inflamação da bexiga. A ocorrência da condição se torna mais grave em caso de recorrência, ao afetar mulheres grávidas e se for acompanhada de febre e dor intensa.

Causas da cistite

A cistite é uma infecção provocada pela ação de bactérias, como o Escherichia coli. A infecção pode estar relacionada a relações sexuais desprotegidas, malformações do aparelho urinário, higienização incorreta das partes íntimas e cálculos urinários. A menopausa é um fator de risco para a cistite.

Sintomas da cistite

Os sintomas da cistite aparecem repentinamente. Ela se caracteriza pela necessidade frequente de urinar e que vem acompanhado, em alguns casos, de micções dolorosas e de apenas poucas gotas. É possível também perceber presença de sangue na urina, mau cheiro e coloração turva da urina.

Tratamentos para cistite

Remédios para cistite

O tratamento mais comum para a cistite é o uso de antibióticos já que se trata de uma infecção bacteriana. Em 90% dos casos, um tratamento de apenas três dias põe fim à infecção. Este tratamento é recomendado para mulheres jovens, para aquelas que não estão grávidas, para não diabéticas, para mulheres sem doenças urológicas pregressas e sem sintomas graves da infecção.

Nos outros casos, o tratamento pode se prolongar por sete dias e deve ser feito por gestantes, diabéticas, mulheres com cistite recorrente e que tenham sofrido com os sintomas da infecção por mais de uma semana.

Chá para cistite

Alguns chás conseguem amenizar os sintomas da cistite. No entanto, elas não são capazes de sozinhos curar uma infecção urinária. Os chás mais recomendados para a cistite são os de cavalinha e camomila.

Foto: © Vladimir Gjorgiev - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Cistite: causas, sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade