Lombriga solitária - Definição


Definição de lombriga solitária

A lombriga solitária ou tênia é um parasita que se desenvolve no intestino. Na maioria dos casos, trata-se de uma contaminação alimentar pela Taenia saginata, por consumo de carne de boi com parasita, ou Taenia solium, pela carne de porco. Uma tênia adulta tem corpo em formato de fita, comportando de 500 a 2 mil anéis e cabeça com ganchos que se fixa na parede do intestino do indivíduo parasitado. A solitária pode atingir comprimento de 4 a 10 metros e impede o ganho de peso do paciente, apesar de uma alimentação normal ou até aumentada. Os anéis da tênia são encontrados nas fezes do indivíduo afetado e nas suas roupas íntimas. Um tratamento adaptado vai matar a tênia e permite expulsá-la.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 14 de maio de 2018 às 12:59 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Lombriga solitária - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Ventilação artificial - Definição
Dores da vesícula biliar - Definição