Vermes: sintomas, transmissão e tratamento

Os vermes intestinais são pequenos parasitas brancos com cerca de 0,5 centímetro de comprimento. São os parasitas do sistema digestivo que frequentemente aparecem nas crianças e são transmitidos facilmente. Os vermes se localizam no reto ou na vagina. Seus ovos podem sobreviver até duas semanas dentro do organismo, nas roupas ou no ambiente, por exemplo.

Sintomas dos vermes intestinais

Os parasitas provocam comichão ao redor do ânus ou da vagina. Podem surgir lesões fruto da coceira, como lacerações no ânus. O comichão, mais frequente à noite, impede a criança de dormir e provoca cansaço e irritação. Dores abdominais e diarreia são igualmente constantes.

Transmissão dos vermes intestinais

Os ovos se transmitem por meio de contato direto. Eles se escondem sob as unhas das mão da criança infectada, que depois coloca a mão na boca. Desta forma, os ovos dos vermes também podem ser transmitidos para outra criança pelo toque, por exemplo. O compartilhamento de objetos contaminados, roupas ou mesmo dividir o mesmo vaso sanitário com uma pessoa infectada pode provocar o contágio.

Diagnóstico dos vermes intestinais

O diagnóstico é feito por meio da visualização dos vermes, sob a forma de filamentos brancos, e seus ovos na região anal, em outras partes do corpo ou nas fezes.

Tratamento dos vermes intestinais

Um tratamento com remédios contra vermes deve ser feito sob recomendação médica. Em geral, o uso deste medicamento elimina os parasitas entre 10 e 15 dias. A coceira ainda poderá persistir por mais sete dias após o início do tratamento. A eficácia do remédio confirma o diagnóstico de presença de parasitas. O tratamento é frequentemente refeito cerca de 15 dias depois. As pessoas próximas também devem tomar o remédio.

Como evitar a reincidência dos vermes intestinais

Medidas simples podem evitar a reincidência. Limpe, passe aspirador e areje os ambientes em que a criança vive. Desinfete a roupa de cama e os brinquedos. Não bata a roupa de cama para não disseminar os ovos pelo quarto e lave as mãos com regularidade, particularmente antes de comer e após usar o banheiro. Mantenha as unhas das mãos da criança curtas.

Foto: © Kateryna Kon - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Vermes: sintomas, transmissão e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade