Sintomas causados pelos parasitas intestinais

Quando os parasitas entram no corpo liberam certas toxinas que podem causar vários tipos de infecções e transtornos. Os parasitas que estão presentes no trato intestinal podem causar inflamação do revestimento interior ou da mucosa intestinal. As toxinas também podem causar mal funcionamento de órgãos como rins e fígado.


Reações alérgicas

A presença de certos parasitas no corpo pode causar reações alérgicas. Estes patógenos forçam a produção aumentada de células de defesa do organismo chamadas eosinófilos. Um excesso destas células de combate no corpo pode causar reações alérgicas. A presença destes parasitas que produzem a alergia também pode desencadear a produção de mais imunoglobulina E (IgE), que é um tipo de anticorpo.

Anemia

A presença de certos tipos de vermes como Taenia solium (solitária), Ascaris lumbricoides (lombriga intestinal) e trematódes hepáticos pode conduzir à aparição de anemia. Estes parasitas aderem à mucosa do intestino e chupam os nutrientes do corpo. Nestes casos, pode aparecer uma anemia por falta de ferro ou anemia perniciosa.

Distensão abdominal e gases

A inflamação causada pelas toxinas produzidas pelos patógenos que vivem no intestino delgado pode conduzir a uma sensação de saciedade ou inchaço e gases. Isto também pode provocar dificuldades na digestão de alimentos ricos em fibras como leguminosas, verduras e frutas cruas. O sintoma desta enfermidade é uma distensão recorrente no abdômen, que pode durar desde poucos meses a vários anos até que os protozoários sejam completamente eliminados do corpo.

Prisão de ventre

Alguns parasitas são tão grandes que tendem a bloquear a passagem intestinal restringindo o trânsito intestinal adequado e causando prisão de ventre.

Diarreia

Certos protozoários como a ameba (Entamoeba histolytica) podem causar produção excessiva da enzima prostaglandina, que provoca perda de sódio e cloreto em grandes quantidades. Esta infecção pode ser acompanhada de diarreia ou amebíase com fezes soltas e aquosas. Esta condição também pode conduzir à síndrome do intestino irritável.

Fadiga excessiva

Os patógenos no corpo podem esgotar a energia do indivíduo. Isto se deve a que os micro-organismos causam má absorção dos hidratos de carbono, gorduras, minerais, proteínas e vitaminas, que podem dar lugar a deficiências. Todos estes fatores diminuem a energia vital do corpo e provocam fadiga. Na falta de um diagnóstico oportuno e tratamento, esta condição pode levar à chamada síndrome de fadiga crônica.

Dores articulares e musculares

Os parasitas podem se localizar nos músculos e provocar rigidez muscular, dores, irritação e inflamação das articulações.

Doenças de pele

As toxinas produzidas pelos parasitas podem provocar reações alérgicas na pele como urticária, eczema e erupções. A infestação por protozoários pode causar dermatites, inflamação, úlceras e lesões em algumas partes do corpo como a face, ao redor dos olhos e nos pés.

Outros sintomas

Outros sintomas que podem ser provocados por parasitas são apatia, tumores, transtornos do sono, bruxismo, desgaste muscular, disfunção do sistema imunológico, dificuldades de concentração, nervosismo, entre muitos outros. Por conta disso, qualquer infecção parasitária deve ser tratada de maneira adequada e completa já que a permanência de resquícios destes invasores no corpo aumenta sua resistência em novas infecções e o risco de complicações.

Foto: © chingyunsong - Shutterstock.com
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por Joana.Saude. Última modificação: 24 de abril de 2017 às 16:24 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Sintomas causados pelos parasitas intestinais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
O que é a doença do legionário
Sintomas e classes da epilepsia