Nessa dica, saiba mais sobre o aneurisma cerebral, suas causas, sintomas e tratamentos.
O aneurisma cerebral corresponde a um quadro de dilatação anormal de alguma das artérias que irrigam o cérebro. Estas espécies de bolsas não provocam sintomas ao se formar e podem permanecer sem causar problemas durante toda a vida do paciente. Porém, o estouro de um aneurisma provoca hemorragia e pode causar até mesmo a morte do paciente. Além do cérebro, um aneurisma pode se formar em qualquer uma das artérias do corpo.
Um aneurisma cerebral é formado a partir do enfraquecimento da parede arterial. Tal problema pode ser congênito ou adquirido. Neste último, os principais fatores de risco para a formação de um aneurisma cerebral são tabagismo, traumas (pancadas ou perfurações) e hipertensão arterial.
A formação de um aneurisma não produz sintomas, que só são percebidos quando ocorre seu rompimento. Em caso de rompimento parcial, o paciente geralmente sente uma dor de cabeça súbita e muito forte. Já quando o rompimento é total, o paciente pode até mesmo entrar em coma. Em qualquer uma das situações, a hospitalização é de alta urgência.
A principal forma de tratamento de um aneurisma cerebral é com cirurgia. Na intervenção, o cirurgião especialista adere um clipe metálico no aneurisma (clipagem) para que não haja circulação de sangue por ele, evitando o risco de um novo rompimento.
Um rompimento de aneurisma pode provocar graves sequelas. Entre elas estão déficits cognitivos - como perda de atenção, memória e raciocínio - e motores - como incapacidade de movimentar um membro ou um lado inteiro do corpo. Além disso, alguns pacientes podem perder a visão após romper um aneurisma cerebral.
Sim, o aneurisma cerebral pode matar caso o paciente não seja levado rapidamente ao hospital após a identificação de que o aneurisma se rompeu.
O aneurisma cerebral tem cura. A cirurgia, se bem feita, garante que o paciente não voltará mais a experimentar um rompimento a partir daquele aneurisma. Porém, a intervenção não protege contra novas formações de aneurisma.
A lição número 1 para prevenir a ocorrência do aneurisma cerebral é a vigilância constante entre pessoas com dois ou mais familiares com histórico de aneurisma cerebral. Além disso, é importante controlar a hipertensão arterial, não fumar e não consumir bebida alcoólica em excesso.
Foto: © Halfpoint - Shutterstock.com