Algumas dietas prometem introduzir no regime alimentar alimentos com calorias negativas. Entenda nesta dica o que isso significa e saiba se elas existem ou não.
Os alimentos com calorias negativas não existem já que todos os alimentos aportam calorias ao organismo. No entanto, é possível falar em alimentos com baixíssimo teor calórico, com pouca gordura e altamente saciantes. Este tipo de alimento aporta uma quantidade mínima de caloria ao organismo e sua inclusão em uma dieta pode ajudar no emagrecimento.
O que se quer dizer quando se fala em alimentos de caloria negativa é que existem produtos com tão poucas calorias que seu consumo promove um incremento muito baixo de calorias ao organismo, inclusive porque o corpo não é capaz de absorver todas as calorias presentes nos alimentos. Por isso, é possível dizer que há alguns alimentos que possuem (quase) zero calorias.
Entre os alimentos com poucas calorias estão verduras de maneira geral, principalmente beterraba (43 calorias), brócolis (34 kcal), espinafre (26 kcal), escarola (20 kcal), alface (13 kcal), aipo (17 kcal), couve-flor (27 kcal), ervilha (20 kcal) e aspargos (17 kcal). Além disso, algumas frutas também são pobres em calorias, tais como abacaxi (50 kcal), maçã (59 kcal), melão (36 kcal) e melancia (31 kcal).
Nenhuma dieta saudável pode contar apenas com alimentos com poucas calorias. Elas são essenciais para o funcionamento do nosso corpo e para nos dar energia durante o dia. Na verdade, uma dieta deve incluir verduras e frutas de baixa caloria e combiná-las com alimentos mais calóricos consumidos com moderação e, principalmente, prática de exercícios físicos. A perda de peso se dá muito mais pela queima maior de calorias com atividade física do que com a também importante restrição calórica.
Foto: © ifong - Shutterstock.com