Benefícios do abacate

O abacate é um fruto tropical nativo do México e de alguns países da América do Sul cujo consumo tem se espalhado pelo mundo. Seu sucesso, além do uso em pratos típicos como o guacamole, se deve às propriedades atribuídas ao abacate e seu valor nutritivo. Conheça benefícios dessa fruta.

Benefícios do abacate

O abacate possui uma série de propriedades. Por ser rica em antioxidantes, a fruta auxilia no controle do colesterol e previne doenças cardiovasculares, como a aterosclerose. Por conter boas quantidades de vitamina C e ômega 3, o abacate também é útil para manter a hidratação da pele e do cabelo, além de aumentar a capacidade de memorização. Por fim, o abacate é rico em ácido fólico, sendo bastante recomendado para gestantes.

Abacate engorda?

O abacate é rico em gorduras e, por isso, seu consumo em excesso pode engordar. Por outro lado, no contexto de uma dieta equilibrada, o abacate, por conter muitas fibras, ajuda na saciedade e pode ajudar no emagrecimento.

Calorias do abacate

Uma porção de 100 gramas de abacate possui 108 calorias. Em comparação, a mesma quantidade de banana contém 89 calorias enquanto 100 g de maçã equivale a apenas 52 calorias. O abacate também contém 3 g de fibras, 326 mg de potássio, 10,5 g de gorduras totais e 1,1 g de proteína.

Consumo

O abacate pode ser consumido in natura ou na forma de creme. Além disso, diversas receitas podem contar com abacate, principalmente saladas. O abacate também é utilizado no preparo do guacamole, pasta típica da culinária mexicana feita com tomate, cebola, alho e temperos a gosto. Outra boa opção para consumir o abacate é em sanduíches naturais. O mais importante, no entanto, para um consumo saudável da fruta é não adicionar açúcar ou sorvete, como se faz em alguns cremes de abacate.

Receitas com abacate

Salada primavera crocante com abacate

Bastante saborosa, esta salada é uma boa opção para um almoço saudável. Ela leva abobrinha, ovos de codorna, tomates, folhas de rúcula e espinafre e, claro, abacate. Veja a receita completa aqui.

Bruschetta refrescante de abacate

Perfeita para um lanche da tarde, esta bruschetta é super fácil de fazer. É preciso apenas de algumas fatias de pão italiano, um pouco de coalhada seca, abacate e temperos. Veja como fazer aqui.

Sanduíche de peito de peru com abacate

Um lanche natural é sempre uma boa alternativa para uma refeição leve e descomplicada. Veja a receita aqui.

Guacamole

Popular no mundo inteiro, a guacamole é uma pasta típica da culinária mexicana que normalmente acompanha tortilhas de milho. Veja como fazer aqui.

Sopa fria de abobrinha e abacate

Esta receita é super fácil de fazer e leva apenas 4 ingredientes. Pode ser servida como entrada ou, até mesmo, como prato principal. Veja como fazer aqui.

Macarrão ao molho de abacate

Para quem quer variar o cardápio da semana, que tal preparar um molho à base de abacate? A receita é simples, basta bater os ingredientes no processador. Veja a receita aqui.

Foto: © Zorandim - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Benefícios do abacate', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade