Lista dos alimentos ricos em ferro

Os alimentos ricos em ferro são grandes aliados no combate à anemia, quando esta é causada pela deficiência de ferro no sangue. Recomenda-se que esses alimentos sejam consumidos em todas as fases da vida, especialmente por gestantes, bebês e idosos.

Alimentos ricos em ferro de origem animal

Os alimentos de origem animal que possuem maior nível de ferro são o carré, o cordeiro, o fígado de vitela, a farinha de peixe, mexilhão cozido e a gema de ovo de galinha.

Alimentos ricos em ferro de origem vegetal

Para quem não consome carnes, há diversos vegetais ricos em ferro. São eles pão de cevada ou de soja, salsa, grão de bico cozido, ervilha, lentilha, agrião, beterraba crua, feijão branco miúdo e feijão preto costa rica.

Alimentos ricos em ferro para anemia

Quem possui anemia deve consumir um cardápio composto por alimentos ricos em ferro. Nos casos dos alimentos de origem animal, carnes vermelhas, ovo ou farinha de peixe são recomendados, pois o ferro desses alimentos é absorvido com facilidade pelo corpo. No caso dos vegetais, recomenda-se sempre ingeri-los acompanhados de uma fonte de vitamina C como laranja, morango ou pimentão.

Alimentos feitos em panela de ferro

Cozinhar alimentos em panela de ferro é uma forma de aumentar a quantidade de ferro em alimentos pobres nessa substância. O arroz, por exemplo, ganha mais nutrientes quando feito nesse tipo de panela.

Frutas ricas em ferro

As frutas ricas em ferro são ótimas para prevenir ou tratar a anemia. As mais ricas em ferro são morango, abacate, damasco seco, coco, cereja, uva rosa ou vermelha, uvas passa e amora preta. Nozes e amendoins também são ricos em ferro.

Alimentos ricos em ferro para gestantes

As carnes vermelhas são uma das melhores fontes de ferro para gestantes, além dos legumes, frutas e verduras listados acima, que devem fazer parte do cardápio de uma grávida.

Foto: © Robyn Mackenzie - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Lista dos alimentos ricos em ferro', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade