Carboidratos: funções e fontes

Os carboidratos são moléculas orgânicas que se constituem na principal fonte energética do organismo. Sua absorção é feita no intestino por meio de uma série de enzimas digestivas presentes no órgão. Os carboidratos ingeridos pela alimentação são utilizados imediatamente ou armazenados na forma de glicogênio no fígado e músculos. Em geral, os carboidratos são divididos em tipos simples, tais como frutose e glicose, e tipos complexos, como amido e celulose.

Função dos carboidratos

A principal função dos carboidratos é dar energia ao organismo. Tal função é essencial pois é a partir da energia garantida por estas moléculas que todas as células do corpo se habilitam a desempenhar suas funções metabólicas.

Lista de alimentos ricos em carboidratos

Geralmente, as fontes de carboidratos mais citadas são o trio pães, massas e bolos. Além deles, os cereais, a batata e demais tubérculos, o mel e a tapioca também são alimentos ricos em carboidratos. As frutas, por conterem frutose, também são fontes de carboidratos.

Carboidrato engorda

Justamente pelo fato de estarem associados ao grupo pães, massas e bolos, os carboidratos são vistos de maneira geral como contraindicados para pessoas que desejam perder peso. No entanto, seus malefícios em uma dieta estão associados ao tipo de carboidratos ingeridos e sua quantidade. Doces em excesso ou mesmo pães e massas não vão garantir a perda de peso. Porém, o consumo de bons carboidratos é essencial para um emagrecimento saudável já que, ao aportar energia, os carboidratos exigem que o organismo queime gordura no momento da prática de atividade física.

Dieta sem carboidratos

Apesar disso, há pessoas que praticamente excluem os carboidratos do seu regime alimentar. A chamada dieta low carb pode ser bem-sucedida se houver boa compensação nutricional, com alimentação balanceada e variada e se for combinada com a prática regular de exercícios físicos.

Foto: © Shootdiem - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Carboidratos: funções e fontes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade