Algumas pessoas sofrem mais, outras menos. Mas o fato é que alguns alimentos causam gases em nosso organismo, podendo gerar desconfortos e constrangimentos.
Feijão e grão-de-bico são os alimentos que mais causam gases. Isso acontece devido à elevada quantidade de fibras e carboidratos presentes nestes produtos e que fermentam durante a digestão. Embora esse sintoma não seja observado em todas as pessoas, grande parte dos indivíduos que consomem esses alimentos sofrem com gases posteriormente.
Geralmente, a formação de gases gera inchaço e dor abdominal, além da esperada expulsão de gases pelo ânus. A ingestão de ar enquanto se come ou bebe também pode gerar gases, que são expelidos do estômago por meio de arrotos. É possível prevenir esse tipo de gases comendo devagar e com a boca fechada.
Além do feijão e do grão-de-bico, alimentos como ervilha, milho, repolho, brócolis, cebola, abacate, melão, iogurte, ovos e couve-flor também podem gerar um desconforto intestinal causado pelos gases.
Basicamente, os alimentos que causam gases nos bebês são os citados acima, além do leite, é claro. Nos momentos em que a mãe perceber que o bebê está com gases, recomenda-se diminuir a ingestão desses alimentos e substitui-los por frutas para reduzir os gases e as cólicas do bebê.
A ingestão de bastante água e um chá de erva-doce, remédio natural contra gases, é uma das recomendações para combater o efeito dos gases no organismo. Em alguns casos, faz-se necessária a ingestão de medicamentos antigases.
© Andriy Popov - Shutterstock.com