Gases do sangue (gasometria) - Definição


Definição de gases do sangue

Gases sanguíneos são todos os gases presentes na forma dissolvida no sangue, tal como o oxigênio ou o dióxido de carbono. Chamamos de gasometria o exame desses gases efetuado sobre uma amostra de sangue, mais frequentemente sobre uma artéria para estudar o sangue carregado de oxigênio dos pulmões.

Essa amostra é retirada geralmente da artéria radial e pode ser um pouco mais dolorosa que uma retirada de sangue clássica já que a artéria é mais profunda que uma veia superficial. O estudo da concentração desses gases permite descobrir doenças que causam diminuição da capacidade de trocas realizadas entre o ar e o sangue nos alvéolos pulmonares.
Artigo original publicado por sante-medecine. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de dezembro de 2017 às 16:56 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Gases do sangue (gasometria) - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Gás carbônico - Definição
Gengiva - Definição