Gás carbônico - Definição


Definição de gás carbônico

O gás carbônico, mais conhecido como dióxido de carbono (CO2), é um gás invisível, desprovido de coloração e odor, produzido por diversas combustões. Emitido na atmosfera, esse gás é um dos principais atores do efeito estufa, causando aquecimento considerável do nosso planeta.

Ele também é fabricado em pequenas quantidades pelo nosso organismo, pois é um gás trocado entre pulmões e sangue. O sangue se carrega de oxigênio nos alvéolos pulmonares, depois as artérias levam o oxigênio para as células que o necessitam e o produto da reação de utilização do oxigênio nos músculos é o dióxido de carbono. Ele é então transportado pelas veias ao pulmão e expelido no ar depois de uma nova troca gasosa nos alvéolos.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 09:36 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Gás carbônico - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Gastrostomia - Definição
Gases do sangue (gasometria) - Definição