A pneumaturia é uma anomalia rara que se caracteriza pela presença de ar ou gases na urina. As urinas normais possuem aspecto límpido e cor amarelo claro. Uma modificação que ocorra nas características da urina - cor, dificuldade para urinar, presença de gás, sangue ou matéria fecal - pode evidenciar a presença de uma disfunção do organismo. Saiba como detectar o problema e descubra os tratamentos disponíveis.
A presença de gases na urina é a origem interna mais comum para o problema. A pneumaturia faz parte dos sintomas da fístula enterovesical, uma anomalia da comunicação entre o cólon - uma parte do intestino - e a vesícula. Esse tipo de fístula é geralmente associada a uma diverticulite ou a presença de um tumor maligno na região. A pneumaturia pode igualmente ser causada por uma cistite (infecção urinária) ou por causa iatrogênica, como a introdução artificial de ar durante um exame, por exemplo.
A pneumaturia se manifesta por pequenas bolhas na urina, consequência da presença de gases, e por uma sensação relatada por pacientes de se urinar água com gás. Em caso de fístula, a pneumaturia pode ser acompanhada de febre, presença de fezes na urina e problemas digestivos. Já em caso de cistite, a presença de gases na urina se dá em meio aos demais sintomas clássicos da infecção urinária, como queimações e dores ao urinar.
A presença anormal de ar na vesícula pode ser detectada através de uma radiografia de abdome. Exames complementares também podem ser necessários para determinar a causa exata do problema. São eles: cistografia e ressonância magnética.
O tratamento da pneumaturia varia conforme a causa. A fístula enterovesical necessita de intervenção cirúrgica enquanto a infecção urinária costuma ser tratada com uso de antibióticos.
Foto: © Zaharia Bogdan Rares - Shutterstock.com