Hérnia umbilical: sintomas e tratamento

A hérnia umbilical corresponde a um inchaço na área do umbigo geralmente benigno e derivado de um erro no fechamento da ferida umbilical.

Definição de hérnia umbilical

A hérnia umbilical é uma protuberância formada por elementos normalmente presentes no abdome, como gorduras ou uma parte do intestino que avança para o umbigo. Mais comum em crianças do que em adultos, principalmente nas que possuem tom de pele escuro, esse tipo de hérnia geralmente é observado após o nascimento e gera malformação congênita. A hérnia umbilical em adultos é latente e surge depois de um esforço físico intenso e repetitivo, como levantamento de peso, tosse crônica e constipação crônica.

Hérnia umbilical na gravidez

A gravidez é um fator de risco para o surgimento de hérnia umbilical devido ao grande aumento de peso pelo qual a mulher passa durante esta fase da vida. Assim como em outras situações, a hérnia umbilical afeta em maior número as mulheres negras. Nestes casos, a hérnia desaparece pouco depois do parto.

Sintomas da hérnia umbilical

Uma hérnia umbilical se manifesta como uma massa que aparece no umbigo e que pode ser recolocada na cavidade abdominal. Geralmente indolor, essa hérnia tem aparência antiestética, motivo pelo qual a maioria das pessoas procura um médico para corrigi-la. Como qualquer tipo de hérnia, pode gerar complicações. Um exemplo é a hérnia umbilical supurada, que causa dores e problemas digestivos como bloqueio intestinal, interrompendo a passagem de gases e alimentos ou, em casos mais graves, insuficiência respiratória.

Diagnóstico de hérnia umbilical

O diagnóstico da hérnia umbilical é muito fácil, já que basta a observação da protuberância no umbigo e a palpação da região para definir o quadro.

Tratamento da hérnia umbilical

Em crianças, a hérnia umbilical não necessita de tratamento, já que o fechamento espontâneo ocorre antes dos quatro anos. Em casos persistentes, pode ser necessária uma cirurgia.

Cirurgia para hérnia umbilical

Em adultos, a cirurgia é prescrita por motivos estéticos ou risco de complicações. O procedimento reduz e recoloca o conteúdo da hérnia em seu lugar e, depois, veda o local com uma proteção específica para proteger a parede abdominal. Esse procedimento é feito por videolaparoscopia, pouco invasiva e que deixa uma pequena cicatriz.

Como evitar a hérnia umbilical

Ainda não há um método para prevenir as hérnias umbilicais nem prever sua aparição, bem como suas complicações. Os sinais que requerem atenção são dores intensas de repente e a impossibilidade de recolocar a hérnia em seu lugar.

Foto: © szefei - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Hérnia umbilical: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade