Hérnia femoral: sintomas e tratamento

Faça uma pergunta
A hérnia femoral é uma exteriorização de órgãos, normalmente de algum órgão do aparelho digestivo de indivíduo. Se não for diagnosticada e tratada a tempo, a hérnia pode provocar estrangulamento do órgão afetado e provocar complicações graves.


Definição de hérnia femoral

A hérnia femoral se caracteriza pela exteriorização de parte de órgãos, principalmente daqueles que compõem o aparelho digestivo, por conta de uma situação de fraqueza da parede abdominal. A hérnia se torna visível a olho nu pois provoca o surgimento de uma massa para fora do órgão. Em geral, ela se localiza abaixo da linha de Malgaigne, localizada entre a extremidade da bacia e o púbis, o que permite diferenciá-la da hérnia inguinal, que fica acima desta linha.

Sintomas da hérnia femoral

Apesar de possuírem localizações diferentes, as hérnias femoral e inguinal apresentam os mesmos sintomas. Eles são presença de massa abdominal que pode ser reintroduzida na parede (na ausência de complicações), ausência de dor, exteriorização em caso de tosse ou esforço físico.

A hérnia também pode se complicar e ser estrangulada, quando não se pode movê-la ou reintegrá-la. Nestes casos, a dor se torna intensa. Seu crescimento apresenta risco de evoluir para um quadro de oclusão intestinal com retenção de gases e fezes no intestino. O estrangulamento de hérnias femorais é frequente e sua retirada é necessária nessas ocasiões.

Diagnóstico da hérnia femoral

O diagnóstico é feito por um médico especialista após exame clínico. A hérnia é encontrada por meio de palpação. Deve-se estar atento se o problema provoca dor e se apresenta rigidez. Testes adicionais podem ser feitos para analisar a possibilidade de complicações decorrentes da hérnia femoral.

Tratamento da hérnia femoral

O único tratamento é cirúrgico e realizado rapidamente para antecipar um estrangulamento ou em urgência se o estrangulamento for constatado. A técnica terapêutica para a hérnia femoral se vale cada vez mais do uso de próteses. Antibióticos são às vezes associados ao cuidado cirúrgico a título de prevenção.

Foto: © Blue Ring Media - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também