A proteína é uma molécula formada por um conjunto de aminoácidos. Entre eles, há alguns, chamados de aminoácidos essenciais, que não são fabricados pelo corpo e só podem ser obtidos através da alimentação. Por conta disso, é fundamental consumir proteínas em seu regime alimentar diário, mesmo em pequenas proporções em casos de dieta pobre em proteínas. Conheça aqui os alimentos ricos em proteínas.
As principais fontes de proteínas são os produtos de origem animal, tais como carnes, peixes, ovos, leite e derivados. Além de estarem presentes em alta concentração nestes alimentos, as proteínas de origem animal são mais facilmente absorvidas pelo organismo, o que torna o consumo destes produtos a melhor forma de se obter os aminoácidos essenciais.
Alguns vegetais são fontes de proteína e deve ser consumidos por pessoas vegetarianas e, principalmente, veganas. Entre eles, estão as leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), soja e derivados como o tofu (queijo de soja), quinoa e, em menor medida, o arroz.
Algumas frutas também possuem boa concentração de proteínas e podem ser opção de consumo para quem deseja reduzir a ingestão de carnes. Na lista, estão damascos secos, uva passa, ameixa seca, goiaba, abacate e jaca. Além das proteínas, o consumo de frutas é importante pela boa quantidade de fibras em sua composição.
A proteína é muito importante para a alimentação humana. No entanto, algumas pessoas optam por seguir a dieta da proteína, que prescreve um consumo diário elevado - cerca de 1,5 grama de proteína por quilograma de peso - deste componente. Esse regime alimentar é bastante recomendado para pessoas que pretendem ganhar massa muscular e praticam atividade física intensa. Para outros grupos, a dieta da proteína pode provocar aumento de peso.
Foto: © Valery121283 - Shutterstock.com