Benefícios do goji berry

O goji berry é uma fruta vermelha cultivada há pelo menos 6 mil anos nas montanhas do Tibet. A fruta, que lembra uma uva passa, está enquadrada na categoria dos superalimentos por ter em sua composição altas taxas de diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Por isso, o goji berry também está associado a uma série de benefícios para a saúde.

Composição do goji berry

O goji berry possui, entre outros, taxas muito altas de antioxidantes, aminoácidos e ácidos graxos essenciais, vitaminas A, C, E e do complexo B.

Benefícios do goji berry

O goji berry traz uma série de benefícios para a saúde do usuário. A lista é extensa: combate o envelhecimento e a fadiga, tem ação anti-inflamatória, melhora as defesas imunológicas, ajuda na redução da pressão arterial, da taxa de colesterol ruim (LDL) e a glicemia e ainda previne o aparecimento de problemas de visão.

Goji berry emagrece

Como qualquer outro alimento, o goji berry sozinho não promove emagrecimento. No entanto, ele pode ser um grande aliado na luta contra os quilos a mais devido aos seus nutrientes. A presença de fibras, por exemplo, regula o trânsito intestinal e aumenta a saciedade enquanto a vitamina C estimula a oxidação de gorduras durante a prática de um exercício físico.

Como consumir goji berry

Por ser um superalimento, tão rico em nutrientes e cheio de propriedades, o goji berry pode levar algumas pessoas a pensar que deve basear sua alimentação nele e outros produtos similares. Na verdade, o goji berry deve ser inserido numa dieta saudável e balanceada, com frutas, legumes e verduras e redução do consumo de açúcares e produtos industrializados. Recomenda-se o consumo aproximado de até 150 gramas de goji berry por dia.

Cápsulas de goji berry

Além da forma in natura, o goji berry pode ser encontrado em cápsulas. Essa forma deve ser utilizada apenas sob indicação de um profissional de saúde e com cuidado, não ultrapassando o limite de duas cápsulas diárias. Além disso, as cápsulas não devem ser ingeridas por crianças, gestantes, lactantes ou pessoas que façam uso de remédio para diabetes e hipertensão.

Onde comprar goji berry

As lojas de produtos naturais são o lugar onde é mais fácil de encontrar o goji berry, em especial a versão em cápsulas. Alguns supermercados também comercializam o goji berry seco.

Foto: © draconus - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Benefícios do goji berry', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade