O chá mate é obtido a partir de uma infusão com a erva-mate, também conhecida como mate ou cogonha. Suas propriedades são inúmeras, mas podemos destacar o poder antioxidante da bebida, bem como de regulador do metabolismo.
O chá mate é apontado como um grande aliado na redução do colesterol ruim LDL) e aumento do bom (HDL). Além disso, a infusão protege os pulmões contra a fumaça do cigarro e barra o envelhecimento celular.
Rico em cafeína, o chá mate estimula a atividade mental e física. Além disso, beneficia o sistema digestivo, as funções pulmonares e é indicado também para ajudar no processo de emagrecimento, sendo indicado como complemento em dietas.
O poder emagrecedor do chá mate tem origem em algumas substâncias presentes na erva que são capazes de acelerar o metabolismo, provocando maior queima de gordura e favorecendo a perda de peso.
O chá mate pode ser consumido todos os dias por pessoas que desejem se beneficiar de suas propriedades e degustar uma bebida quente. O ideal é utilizar a erva bruta em vez do chá de saquinho, que pode conter conservantes e corantes.
O chá mate deve ser evitado por hipertensos e pessoas com doenças cardiovasculares.
O chá mate gelado é ótimo para se refrescar no verão e muito fácil de fazer. Basta apenas reunir cinco colheres de sopa de chá mate, 300 ml de água fervida, 600 ml de água gelada, açúcar/mel para adoçar e gelo. Ao preparar a bebida, faça o chá normalmente com água fervente, coe o chá, misture o açúcar ou o mel e reserve. Depois de esfriar, adicione gelo à bebida.
No frio e em casos de resfriados, o chá mate com gengibre é ótimo para auxiliar na recuperação. Basta apenas ferver a água, acrescentar a erva e o gengibre, tampando bem e deixando em infusão por cinco minutos. Depois, adoce com mel a gosto.
Foto: © Africa Studio - Shutterstock.com