Chá mate: propriedades e dicas de preparo

O chá mate é obtido a partir de uma infusão com a erva-mate, também conhecida como mate ou cogonha. Suas propriedades são inúmeras, mas podemos destacar o poder antioxidante da bebida, bem como de regulador do metabolismo.

Propriedades do chá mate

O chá mate é apontado como um grande aliado na redução do colesterol ruim LDL) e aumento do bom (HDL). Além disso, a infusão protege os pulmões contra a fumaça do cigarro e barra o envelhecimento celular.

Chá mate tem cafeína

Rico em cafeína, o chá mate estimula a atividade mental e física. Além disso, beneficia o sistema digestivo, as funções pulmonares e é indicado também para ajudar no processo de emagrecimento, sendo indicado como complemento em dietas.

Chá mate emagrece

O poder emagrecedor do chá mate tem origem em algumas substâncias presentes na erva que são capazes de acelerar o metabolismo, provocando maior queima de gordura e favorecendo a perda de peso.

Consumo diário do chá mate

O chá mate pode ser consumido todos os dias por pessoas que desejem se beneficiar de suas propriedades e degustar uma bebida quente. O ideal é utilizar a erva bruta em vez do chá de saquinho, que pode conter conservantes e corantes.

Contraindicações do chá mate

O chá mate deve ser evitado por hipertensos e pessoas com doenças cardiovasculares.

Receita de chá mate gelado

O chá mate gelado é ótimo para se refrescar no verão e muito fácil de fazer. Basta apenas reunir cinco colheres de sopa de chá mate, 300 ml de água fervida, 600 ml de água gelada, açúcar/mel para adoçar e gelo. Ao preparar a bebida, faça o chá normalmente com água fervente, coe o chá, misture o açúcar ou o mel e reserve. Depois de esfriar, adicione gelo à bebida.

Chá mate quente com gengibre

No frio e em casos de resfriados, o chá mate com gengibre é ótimo para auxiliar na recuperação. Basta apenas ferver a água, acrescentar a erva e o gengibre, tampando bem e deixando em infusão por cinco minutos. Depois, adoce com mel a gosto.

Foto: © Africa Studio - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Chá mate: propriedades e dicas de preparo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade