Proteínas totais - Definição


Definição de proteínas totais

As proteínas totais, também chamadas de proteinemia, são a concentração de proteínas no plasma sanguíneo. A sua taxa fica entre 65 e 85 gramas por litro de sangue. As proteínas totais são representadas pela albumina e as diferentes globulinas. Falamos de hipoproteinemia quando a proteinemia está anormalmente baixa. É o caso de insuficiências hepáticas como a cirrose, doenças que causam má absorção intestinal e doenças renais. Por outro lado, a hiperproteinemia corresponde ao aumento do nível de proteínas totais no sangue. Nesses casos, há suspeita de forte desidratação do paciente ou ocorrência de doenças como o mieloma.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 22 de novembro de 2017 às 16:25 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Proteínas totais - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Proteína - Definição
Psicopatia - Definição