O complexo B é o conjunto das oito vitaminas B - B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Elas podem ser encontradas em separado em diversos tipos de alimentos ou em conjunto em cápsulas, gotas ou injetáveis. As vitaminas do complexo B são essenciais para o funcionamento do organismo.
Apesar de atuarem em conjunto em diversas funções do corpo, cada vitamina do complexo B apresenta benefícios específicos. A vitamina B1 (tiamina) atua na produção de células e protege o sistema imunológico. A vitamina B2 (riboflavina) é antioxidante e produz glóbulos vermelhos. A vitamina B3 (niacina) eleva a taxa de colesterol bom (HDL). A vitamina B5 (ácido pantotênico) produz hormônios sexuais, como a testosterona.
A vitamina B6 (piridoxina) atua sobre o humor e sono da pessoa ao ser importante para a produção de serotonina, melatonina e norepinefrina. A vitamina B7 (biotina) controla níveis de glicose e está ligada à saúde dos cabelos, pele e unhas. A vitamina B9 (ácido fólico) é essencial para grávidas suportarem o crescimento do bebê e prevenir malformações neurológicas. Por fim, a vitamina B12 (cobalamina) produz glóbulos vermelhos.
As vitaminas do complexo B podem ser obtidas separadamente por meio da ingestão de alimentos ou em conjunto através do uso de suplementos vendidos em forma de gotas, cápsulas ou líquido injetável.
Cada vitamina do complexo B apresenta fontes particulares. Para se obter uma boa dose de cada uma das substâncias, o importante é manter uma alimentação saudável e rica em alimentos naturais, como cereais não refinados, laticínios, frutas, legumes e verduras.
O complexo B em gotas é uma opção para suplementação das vitaminas. O produto não apresenta efeitos colaterais importantes, mas só deve ser utilizado sob prescrição médica. Seu preço fica em torno de R$ 30 para embalagens com 125 mililitros.
A forma injetável do complexo B também é bastante utilizada. Em geral, recomenda-se a injeção de uma ampola a cada dois dias. Os preços ficam próximos a R$ 12 para 20 ml do produto.
A ingestão de vitaminas do complexo B não engorda já que nenhuma das vitaminas possui calorias. O que ocorre é que a carência nessas vitaminas provoca, em geral, perda do apetite. Ao ajustar as taxas da vitamina no organismo e recuperar o apetite, há risco da pessoa aumentar sua quantidade de alimentos ingeridos e engordar.
Foto: © Maksym Yemelyanov - 123RF.com