Se queremos seguir uma alimentação saudável é possível encontrar na internet uma série de dietas propagadas como milagrosas ou garantia de sucesso: macrobiótica, paleolítica, low carb, vegana, vegetariana, ayuerveda, anti-envelhecimento, alcalina, metabólica, sem glúten e por aí vai. Todas possuem defensores e críticos ferrenhos. É preciso levar em conta que qualquer regime alimentar deve seguir algumas bases para ser bem sucedido. Confira as dez dicas para obter uma alimentação saudável.
1- Eliminar ou reduzir ao máximo o consumo de alimentos refinados. Isso inclui o açúcar branco e similares, sal de mesa e farinhas que não sejam integrais.
2- Eliminar ou reduzir ao máximo o consumo de alimentos processados, tais como comida pronta, pizzas congeladas, nuggets, sorvete, corantes, conservantes e gorduras trans.
3- Alimentos em lata devem conter o mínimo possível de ingredientes. Uma dica valiosa é ler o rótulo e ver se você entende o que é cada um deles. Se houver muitos nomes técnicos e desconhecidos, não leve.
4- Devemos comer mais vegetais verde folhosos, que são os que mais ajudam na prevenção de doenças, eliminação de toxinas e alcalinização do organismo. Frutas e verduras devem ser de temporada e, de preferência, orgânicas.
5- Devemos escutar nosso corpo, respeitar nossas necessidades e o relógio biológico. Comer quando sentimos fome e não fazer isso porque deu a hora ou por questões emocionais.
6- Priorizar sempre a qualidade sobre a quantidade.
7- Ao longo do dia, devemos comer alimentos de diferentes cores, pois cada um aporta antioxidantes diferentes que ajudam na prevenção de doenças.
8- Devemos mastigar e comer tudo com consciência do que estamos fazendo. Não leia, mexa no celular ou assista televisão enquanto come.
9- Em caso de doenças, não realize a automedicação nem com remédios convencionais nem com os chamados superalimentos.
10- Adquira o hábito de ler os rótulos dos produtos nos mercados e defenda seu direito de consumidor a informações claras e em letra grande nas embalagens dos alimentos.
Pais e mães devem se envolver na alimentação de seus filhos no colégio, principalmente para aqueles que almoçam ou jantam no local. Procure conhecer a cantina e a cozinha da escola, converse com a criança sobre os pratos oferecidos e prepare em casa lanches saudáveis para a criança levar para o colégio. Também saiba com ela sobre suas preferências quanto a horários para comer.
Foto: © ifong - Shutterstock.com