INR elevado - Definição

Faça uma pergunta

Definição de INR elevado

INR significa Proporção Normalizada Internacional e exprime a relação entre o tempo de protrombina da pessoa. Esse tempo de protrombina é um teste para identificar a qualidade da coagulação do sangue em resposta a vários fatores, sendo a protrombina a principal. A protrombina é sintetizada pelo fígado, sob o controlo da vitamina K. Assim, a vitamina K é usada como um tratamento coagulante para diminuir o fluxo de sangue.


O INR permite determinar a eficácia da terapia anticoagulante como antagonista da vitamina K (AVK). Sua medição, por conta disso, não costuma ser feita em pacientes fora de tratamento, entre os quais o valor de INR é 1. Geralmente, a taxa desejada do INR é ajustada com uso de medicamentos para estar compreendida entre 2 e 3, especialmente na prevenção de doenças tromboembólicas como fibrilação atrial, ou entre 3 e 4, no caso de pacientes com alto risco de receber uma válvula cardíaca. Se o tratamento sofrer algum desequilíbrio, o INR pode subir para acima de 4 e levar ao risco de hemorragia.


Dependendo da taxa de INR e da presença ou ausência de sinais, o tratamento pode variar desde um simples ajuste de dose para uma terapia com antagonistas de vitamina K, administrados numa situação de emergência.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também