Causas das dores na virilha


A dor na virilha é sinal de diferentes problemas e o diagnóstico correto é feito a partir da localização precisa do sintoma. A virilha se situa na parte inferior do abdômen. Nessa região, situam-se vários nervos e dois músculos. Os riscos de surgimento de dores na virilha aumentam conforme a idade do paciente e são maiores em pessoas com antecedentes do problema.

Dores irradiadas

Chamamos uma dor na virilha de irradiada se ela tem sua origem em local diferente ao da localização do sintoma, como a cavidade abdominal, seja sua porção visceral (estômago e intestino) seja sua porção musculoesquelética. A maioria das dores na virilha são irradiadas.

Localizações das dores

O diagnóstico de uma dor na virilha se baseia na localização precisa da dor. Ela pode se dar na região inguinal anterior, região inguinal próxima (em torno do ligamento inguinal), no púbis (articulação anterior da pélvis), região inguinal interna (em torno dos adutores). Em todo caso, é necessário procurar um especialista para que ele faça esse diagnóstico de maneira correta.

Causas da dor na virilha

As causas da dor na virilha podem estar relacionadas a traumas na região (contusões, distensões de um ligamento muscular, fraturas), tendinite muscular (de qualquer músculo da região), artrose ou artrite, necrose asséptica da cabeça do fêmur, osteoporose, bursite, hérnia inguinal ou femural, pubalgia, tumores e transtornos neurológicos. Também é possível observar dores na virilha causadas por doenças urológicas e ginecológicas e por desequilíbrios gastrointestinais.

Foto: © namtipStudio - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Causas das dores na virilha', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade