Revistas em bancas de jornal, correntes na internet, conversas com amigos e conhecidos. Em todos os cantos é possível encontrar inúmeras dicas de dietas milagrosas para perder peso rapidamente. Com tanta informação circulando sobre alimentação e bem-estar, pesquisadores da Universidade de Texas A&M, nos Estados Unidos decidiram avaliar alguns dados fornecidos nestas dietas e combater os mitos presentes nelas.
Os produtos utilizados nestes doces para substituir o glúten aumentam o total de calorias das sobremesas e contribuem para o ganho de peso. No entanto, alimentos sem glúten devem ser consumidos por pessoas que sofrem de doença celíaca ou intolerância ao glúten.
Em primeiro lugar, produtos sem adição de açúcar (diet) ou gordura (light) possuem calorias. Portanto, se você, apesar de consumir produtos desta natureza, continuar ingerindo mais calorias do que gasta, seu peso vai aumentar e não diminuir. Além disso, muitos produtos diet têm altas taxas de gordura na composição, o que reduz ainda mais seus efeitos saudáveis. Por isso, o mais importante é ler os rótulos destes produtos com muita atenção.
Carboidratos sozinhos não engordam e são essenciais pois são a principal fonte de energia do organismo. O que engorda, no entanto, é o tipo de carboidratos que escolhemos. Prefira os carboidratos complexos presente em frutas, vegetais e grãos aos carboidratos simples de comidas processadas.
Não interessa muito que horas você come, mas o que você come e em qual quantidade. A indicação principal de nutricionista neste assunto é para que as porções sejam mais controladas no jantar do que nas demais refeições do dia.
Jejum não é recomendado a menos que seja motivado por questões religiosas. O organismo já tem um sistema de limpeza composto pelos rins e fígado e não precisa do jejum para isto. Para liberar as toxinas do corpo, o ideal é seguir uma dieta rica em fibras. Antes de praticar algum regime que tenha períodos longos de jejum, consulte um médico para que ele o oriente da melhor maneira possível.
A rotina apressada dificulta a preparação de comida por muitas pessoas. Assim, é grande o uso de barras energéticas em substituição às refeições, principalmente o almoço. O resultado para a saúde, porém, pode não ser bom para a saúde pois muitas delas possuem altas taxas de gordura e açúcar em suas composições. Por isso, estas barras não são recomendadas para pessoas tentando acelerar sua perda de gordura e peso.
Foto: © Kzenon - Shutterstock.com