Quando o fígado não funciona corretamente, o paciente deve seguir dieta específica para evitar perda de peso. A dieta vai ajudar o fígado a desempenhar suas funções. Quando o alimento é decomposto pelo fígado, oferece três nutrientes importantes que reparam tecidos e músculos e fornecem energia para o dia a dia. Os nutrientes são proteínas, gorduras e carboidratos. Uma dieta adequada deve inclui-los. Veja as principais fontes desses três nutrientes.
As proteínas são necessárias para o bom crescimento. Elas também evitam a acumulação de gordura e a destruição das células hepáticas. Elas estão presentes em alimentos como peixes, carnes, nozes, legumes, ovos e produtos lácteos, como queijo, ricota, iogurte, leite ou no tofu, um queijo derivado da soja.
Nosso corpo precisa de carboidratos para fornecer energia. O fígado decompõe hidratos de carbono e os armazena como glicose e os libera quando o nosso corpo necessita. Os alimentos que contêm açúcar e amido são os melhores para fornecer carboidratos, ou hidratos de carbono. Arroz, pão, batatas, cereais, frutas e açúcar fornecem esses carboidratos.
Além de carboidratos, as gordura também fornecem energia. Podemos obter alimentos ricos em gordura, como manteiga, queijo, óleo, biscoitos, doces e outras carnes. Devem ser consumidos em pequenas quantidades, uma vez que o excesso de gordura é ruim para seu fígado. Consulte seu médico para saber a quantidade de gordura a incluir na dieta.
Evite o consumo de sal: o sódio retém líquidos no corpo, o que é desaconselhável em casos de falha hepática. O sódio está presente principalmente em alimentos industrializados, como sopas, vegetais enlatados, bacon, salsicha e sal de cozinha.
Abstenha-se do álcool: o álcool é uma das principais causas de insuficiência ou falência hepática. Por enquanto, seu uso é proibido para pacientes com problemas no fígado. Por outro lado, outros líquidos não possuem restrições.
Foto: © rommma - Shutterstock.com