A hepatite citolítica corresponde a uma doença do fígado causando a destruição das suas células. Esse problema pode ocasionar lesões massivas e rápidas das células hepáticas. Ela pode ao contrário ser progressiva como no caso da evolução de uma cirrose alcoólica na maioria das vezes, ou de origem viral. O fígado é a sede do metabolismo e de eliminação de alguns medicamentos. Uma sobre dosagem, uma alergia a um tratamento em particular vão causar uma hepatite citolítica. O paracetamol em doses elevadas é o principal medicamento utilizado no caso de hepatite citolítica brutal. Enquanto isso, a doença também pode ser tratada de outras maneiras. Utilizamos em geral o termo hepatite citolítica para as hepatites brutais, geralmente induzidas pelo uso de medicamentos ou o vírus da hepatite B.
os sintomas se manifestam rapidamente após um cuidado médico. Os sinais de problema hepático são:
Sinais neurológicos de encefalopatia hepática depois de alguns dias ou semanas de evolução, sinalizando a gravidade do problema de fígado.
o diagnóstico é feito após os sinais de problema hepático. O médico interroga o paciente para descobrir a intoxicação medicamentosa. Exames sanguíneos complementares são realizados com principalmente a dosagem das transaminases (enzimas hepáticas) e outras enzimas do fígado. A destruição das células do fígado a citólise hepática é confirmada no nível biológico por um aumento das taxas dessas transaminases. Em paralelo, outras dosagens são realizadas em função do contexto para pesquisar a causa da hepatite, uma dosagem de toxinas hepáticas. As serologias virais são igualmente realizadas.
No quadro de uma intoxicação medicamentosa, um cuidado precoce permite minimizar os efeitos. O tratamento indicado é de interromper o tratamento o mais rapidamente possível. Antídotos como o N-acetilcisteino para a intoxicação ao paracetamol são às vezes utilizados. Ele será em seguida sintomático e adaptado em função dos sinais apresentados pela pessoa. Nos casos mais graves, um transplante de fígado com urgência deve ser considerado.