0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Hepatite citolítica


Definição

A hepatite citolítica corresponde a uma doença do fígado causando a destruição das suas células. Esse problema pode ocasionar lesões massivas e rápidas das células hepáticas. Ela pode ao contrário ser progressiva como no caso da evolução de uma cirrose alcoólica na maioria das vezes, ou de origem viral. O fígado é a sede do metabolismo e de eliminação de alguns medicamentos. Uma sobre dosagem, uma alergia a um tratamento em particular vão causar uma hepatite citolítica. O paracetamol em doses elevadas é o principal medicamento utilizado no caso de hepatite citolítica brutal. Enquanto isso, a doença também pode ser tratada de outras maneiras. Utilizamos em geral o termo hepatite citolítica para as hepatites brutais, geralmente induzidas pelo uso de medicamentos ou o vírus da hepatite B.

Manifestações

os sintomas se manifestam rapidamente após um cuidado médico. Os sinais de problema hepático são:
  • Dores abdominais;
  • Náuseas, vômitos;
  • Aparição de uma icterícia;
  • Hemorragias;

Sinais neurológicos de encefalopatia hepática depois de alguns dias ou semanas de evolução, sinalizando a gravidade do problema de fígado.

Diagnóstico

o diagnóstico é feito após os sinais de problema hepático. O médico interroga o paciente para descobrir a intoxicação medicamentosa. Exames sanguíneos complementares são realizados com principalmente a dosagem das transaminases (enzimas hepáticas) e outras enzimas do fígado. A destruição das células do fígado a citólise hepática é confirmada no nível biológico por um aumento das taxas dessas transaminases. Em paralelo, outras dosagens são realizadas em função do contexto para pesquisar a causa da hepatite, uma dosagem de toxinas hepáticas. As serologias virais são igualmente realizadas.

Tratamento

No quadro de uma intoxicação medicamentosa, um cuidado precoce permite minimizar os efeitos. O tratamento indicado é de interromper o tratamento o mais rapidamente possível. Antídotos como o N-acetilcisteino para a intoxicação ao paracetamol são às vezes utilizados. Ele será em seguida sintomático e adaptado em função dos sinais apresentados pela pessoa. Nos casos mais graves, um transplante de fígado com urgência deve ser considerado.

Veja também

Este documento, intitulado 'Hepatite citolítica', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.

0 Comentário