Hérnia cervical - Sintomas e tratamento

As cervicais são vértebras inseridas umas sobre as outras entre a cabeça e as vértebras torácicas. Ao todo, temos sete vértebras cervicais. Falamos de hérnia cervical quando existe uma saliência anormal em um dos discos intervertebrais situados entre duas vértebras cervicais.


Sintomas de hérnia cervical

A hérnia cervical apresenta diversos sintomas, facilmente reconhecíveis. Ela é geralmente causada por um traumatismo ou problemas da coluna vertebral, como a artrose cervical. Os sinais clínicos são dores localizadas na nuca chamadas de cervicalgias, dores de cabeça, formigamento, principalmente na nuca podendo ir até o braço, enrijecimento da nuca e dificuldades de mover a cabeça. De acordo com a altura da hérnia cervical, os sintomas serão de localização diferente.

Diagnóstico de hérnia cervical

O diagnóstico é suspeitado por um médico reumatologista após um exame clínico. Radiografias da coluna cervical são interessantes no primeiro momento para pesquisar uma artrose cervical ou pinçamento de um ou mais discos intervertebrais. O diagnóstico é às vezes confirmado por uma ressonância magnética da zona cervical que mostrará a protrusão do disco intervertebral.

Tratamento para hérnia cervical

O tratamento é essencialmente com medicamentos analgésicos para aliviar as dores ocasionadas pela hérnia. O tratamento geralmente é feito com administração de paracetamol ou anti-inflamatórios. Sessões de fisioterapia de reeducação postural permitem relaxar o pescoço, reforçando os músculos. Nos casos mais graves, quando a hérnia é verdadeiramente incapacitante, uma intervenção cirúrgica é considerada.

Foto: © Levent Konuk - Shutterstock.com
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de fevereiro de 2017 às 06:30 por syrm.
Este documento, intitulado 'Hérnia cervical - Sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Hepatite citolítica
Hérnia crural