A hepatite é uma inflamação do fígado causada, na maioria dos casos, por um vírus, álcool, um medicamento ou uma substância tóxica. A seguir, apresentamos um panorama sobre a dieta, os alimentos que devem ser privilegiados e os que devem ser evitados e as regras para adotar um estilo de vida saudável, em caso de hepatite.
Os médicos recomendam mais frequentemente manter uma alimentação normal em caso de hepatite. Não é obrigatório a adoção de um regime estrito. Regras alimentares básicas são suficientes para evitar o enfraquecimento do fígado.
Aconselha-se privilegiar alimentos como laticínios, carnes brancas, peixes, raízes, frutas e legumes e hidratar-se regularmente bebendo pelo menos 1,5 litros de água por dia, sem esperar sentir sede. O excesso de gordura e açúcar deve ser evitado.
Apenas sobrepeso e obesidade requerem um acompanhamento mais estrito da alimentação, porque o excesso de peso aumenta o risco de desenvolvimento de cirrose.
Seja qual for o tipo de hepatite, aguda ou crônica, o álcool deve ser evitado. No entanto, embora seja especialmente importante evitar excessos, um consumo ocasional em pequenas doses não é perigoso. Apenas hepatites graves requerem uma interrupção total do consumo de álcool.
Em caso de dúvida, o melhor é consultar um médico. Normalmente, a hepatite evolui quatro vezes mais rápido em caso de excesso de álcool (mais de três doses por dia para um homem e duas para mulher). O álcool é tóxico para o fígado, o excesso aumenta o risco de complicações e pode causar o aparecimento de cirrose.
Recomenda-se deixar de fumar em caso de hepatite já que o fígado está enfraquecido. Para isso, é possível recorrer à terapia de reposição para atender à necessidade de nicotina, tais como emplastros, comprimidos, gomas de mascar com este fim.
A prática de atividade física moderada é benéfica em caso de hepatite porque contribui, assim como a dieta equilibrada, para a manutenção do estilo de vida saudável, evita excesso de peso, limita efeitos colaterais do tratamento (rigidez articular e dores musculares) e combate o estresse.
As atividades a privilegiar são caminhada, corrida, natação e bicicleta. Esportes violentos ou de combate não são recomendados devido aos riscos de lesões com sangue e possibilidades de contágio. Antes de realizar qualquer atividade, é preciso solicitar a opinião de um médico, para que este avalie cada caso.
Foto: © ImageFlow - Shutterstock.com