Dieta para hipertensos

Pacientes que sofrem de hipertensão precisam restringir o consumo de alguns produtos para manter sua pressão arterial sob controle.

Consumo moderado de sal

O consumo excessivo de sal é um fator de risco para hipertensão e doenças cardiovasculares. Quem tem a pressão alta deve manter o consumo de sal entre 1 e 2 gramas por dia. Reduzir a quantidade de sal consumida diminui a pressão arterial. Para isso, a dica é não colocar sal no prato de comida. Contente-se com o sal usado durante o preparo da refeição. Outra atitude importante é dar preferência para o sal diet e evitar produtos muito salgados, especialmente alimentos industrializados. Fique atento também à quantidade de sódio presente na água mineral que você comprar.

Menos sal, menos peso

O sal também aumenta a fome. Logo, quanto menos sal consumido, melhor as chances de você limitar sua alimentação e controlar seu peso. Segundo estudo publicado no 'British Medical Journal', diminuir o consumo de sal entre crianças impede o ganho de peso. A pesquisa, feita em 2008 com crianças britânicas entre quatro e 18 anos, descobriu que quem consome menos sal tende a beber menos refrigerante.

Monitore o consumo de cálcio

O consumo diário de cálcio não deve ser perdido de vista quando se é hipertenso. Recomenda-se o consumo de dois ou três derivados do leite por dia. Beba iogurte, leite e água mineral que contenham boas quantidades de cálcio. Também é importante comer vegetais e frutas. Por outro lado, evite queijos muito salgados.

Monitore o consumo de magnésio

Hipertensos também se lembrar de consumir magnésio. Para isso, procure comer cinco porções de frutas e vegetais ricos em magnésio diariamente. Abacate e banana são fonte do mineral, assim como quiabo, espinafre e couve. Ocasionalmente, está liberado o chocolate, que também contém magnésio.

Alimentos que devem ser evitados pelo hipertenso

Antes de mais nada, evite alimentos processados. Eles contêm muito sal, usado como conservante. Também se deve evitar o consumo de manteiga e queijos com sal, assim como condimentos, biscoitos, oleaginosas (amendoim, amêndoas, nozes). A ostra, que tem muita água do mar em sua composição, é outro alimento que se deve tomar cuidado, assim como águas mineral com grande concentração de sal.

Foto: © Roman Iegoshyn - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Dieta para hipertensos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade