Os benefícios da batata doce

Cada vez mais apreciada por praticantes de exercícios, a batata doce é uma grande fonte de carboidratos sem, no entanto, elevar as taxas de açúcar no sangue.

Origem da batata doce

A batata doce, também chamada batata da terra, batata da ilha, jatica e jetica, é uma planta da família das convolvuláceas, mesma da batata, tomate e das pimentas. Proveniente da região dos Andes, a batata doce pode ser encontrada nas cores amarela, branca e roxa.

Batata doce na dieta

Devido à sua capacidade de saciar a fome e prover o organismo com carboidratos saudáveis, a batata doce facilita o aumento de massa muscular, pois dá energia para os treinos. Ela também controla o diabetes, emagrece e fortalece o sistema imunológico, pois contém alto teor de vitamina A.

Batata doce é carboidrato

Basicamente sim. Uma porção de 100 gramas de batata doce contém 20 gramas de carboidratos. Além disso, a batata doce possui boas quantidades de potássio, magnésio, cálcio e vitamina C. Por fim, a batata doce tem apenas 86 calorias.

Como comer a batata doce

A melhor forma de consumir a batata doce é cozida e com casca. Algumas opções de preparo incluem frituras, que não são recomendadas para quem pretende emagrecer. Livre de gordura e rica em ferro e vitaminas, a batata doce pode ser ingerida nas refeições principais e nos dias em que se treina, acompanhada por alimentos ricos em proteínas, tais como carne de frango, peru, ovos ou peixes.

Batata doce engorda ou emagrece

A batata doce é um alimento rico em carboidratos. Por conta disso, seu consumo em altas quantidades provoca aumento de peso. É esta característica da batata doce, aliás, que a faz uma das favoritas entre pessoas em busca de ganho de massa muscular. Por outro lado, o alimento também apresenta concentração elevada de vitaminas, minerais e fibras e, assim, pode ser um aliado em busca do emagrecimento, já que aumenta a saciedade. É preciso, no entanto, consumir a batata doce em quantidade moderada.

Receitas com batata doce

Muito comum nas refeições de quem pratica musculação, a batata doce com frango grelhado é uma das combinações de maior sucesso nutricional, sendo apenas necessário acrescentar uma salada de legumes à refeição para se obter um prato rico em nutrientes e bastante saudável ao mesmo tempo.

Batata doce com frango

Para uma porção da receita, você vai precisa de 1 filé de frango e 2 batatas. Para o tempero, recomendamos 1 cálice de vinho branco e louro, limão e orégano a gosto. É possível também fazer outras combinações com o que se tem em casa ou produtos que mais lhe agradam. Tempere o frango com o vinho branco, louro, limão e orégano. Asse as batatas no forno enroladas em papel de alumínio por até 30 minutos. Grelhe o filé de frango numa chapa ou panela e finalize o prato com uma salada, temperando com azeite e limão.

Batata doce assada

A batata doce também pode ser assada de maneira a ficar parecendo com a batata frita, mas sem utilizar altas quantidades de óleo. Para isso, corte 6 batatas em rodelas e arrume numa fôrma, pincele um pouco de azeite de oliva sobre elas e acrescente 20 gramas de manteiga sem sal e 1 colher pequena de açúcar. Leve ao forno por 30 minutos.

Foto: © Tiger Images - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Os benefícios da batata doce', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade