A suplementação para ganho de massa muscular é uma prática muito adotada por quem pretende aumentar os seus níveis de força e massa magra, porém não dão resultados sem a adoção de uma boa dieta, treinos periódicos e exercícios que trabalham todo o corpo.
A suplementação é indicada para pessoas que desejam ganhar massa muscular sem, no entanto, aumentar o peso. Antes de tomar suplementos para ganho de massa muscular é fundamental certificar-se de ter vitamina D, zinco, magnésio e polivitamínicos também, pois eles auxiliam no processo de ganho de massa muscular com saúde.
Mais famoso suplemento para ganhar massa muscular, o whey protein é composto basicamente por proteínas, que fornecem aminoácidos essenciais para os músculos. Ele deve ser tomado diluído em água logo após os treinos, porém essa prescrição varia de acordo com a necessidade da pessoa.
Formado por três aminoácidos de cadeia ramificada (L-Leucina, L-Valina e L-Isoleucina), o BCAA é composto por 1/3 de proteínas. Se ingerido após os treinos, ele reduz a fadiga e ajuda na recuperação muscular.
Complexo à base de zinco, magnésio, aspartato e vitamina B6, o ZMA deve ser combinado com alguma fonte de proteína, como o whey protein. Deve ser consumido em cápsulas ou comprimidos e a quantidade a ser ingerida depende do objetivo de cada atleta.
Esse carboidrato aumenta a captação de aminoácidos pelo músculo. É indicado para depois do treino, junto com um alimento ou suplemento que ofereça proteínas. Pode, ainda, ser consumido no pré-treino e é indicado para atletas ou pessoas que têm dificuldade de atingir suas necessidades nutricionais diárias de carboidratos apenas com a alimentação.
Substância formada a partir de aminoácidos, a creatina gera força de explosão e ajuda a recompor rapidamente os estoques de energia, ajudando no ganho de massa magra. Costuma ser utilizado no pós-treino, de acordo com a recomendação de um nutricionista.
Mulheres que desejam ganhar massa magra têm, como aliada, a proteína em pó, que oferece todos os aminoácidos essenciais e supre rapidamente as carências do organismo, ajudando a trabalhar os músculos de mulheres que praticam mita atividade física. Para as mulheres, os suplementos mais indicados são whey protein isolado, hidrolisado, concentrado, albumina, caseína e proteína da soja.
As pessoas que apresentam reações aos suplementos para ganhar massa muscular devem atentar à origem do suplemento. Quem tem problemas como ovos, por exemplo, deve evitar a albumina, ao passo que aqueles que possuem intolerância à lactose não devem utilizar a caseína. Pessoas com doenças renais e hepáticas também devem evitar o consumo de suplementos.
Foto: © Luis Louro - Shutterstock.com