Intolerância à lactose: o que comer

A intolerância à lactose, que é provocada por um déficit de lactase, enzima responsável pela digestão da lactose presente no leite e por sua degradação em glucose e galactose, pode causar episódios de diarreia, constipação, dores abdominais e inchaço.

Os benefícios do leite e derivados

Os produtos lácteos permitem um aporte proteico importante e são a fonte principal de cálcio e proteínas. A associação do cálcio com a vitamina D fortalece os ossos, limitando os riscos de fraturas. Pacientes com quadros graves de intolerância devem buscar formas de consumir cálcio de outras fontes, naturais ou artificiais.

Quando cortar os derivados do leite da dieta

Uma pessoa intolerante à lactose pode consumir sem problemas uma quantidade moderada de certos produtos lácteos. Os intolerantes devem evitar beber leite e comer sorvetes, mas podem consumir outros produtos, com menor concentração de lactose.

Testes para intolerância à lactose

Cada pessoa intolerante à lactose reage de uma maneira particular ao problema e deve fazer seus próprios testes para conhecer o seu grau de intolerância e a quantidade de cada produtos que ela é capaz de comer.

Leite e iogurtes

O leite pode ser consumido durante as refeições, especialmente o integral. Não é aconselhado consumo em jejum ou em grandes quantidades. Iogurtes e outros produtos à base de leite fermentado podem ser consumidos sem restrições já que eles não contêm lactose em razão da presença dos fermentos, que produzem uma enzima que degrada a substância. Queijos, principalmente os de casca dura, como parmesão, suíço e grana, também podem ser comidos.

Leite pobre em lactose

Os leites sem lactose são tolerados por esse grupo de indivíduos e evitam que essas pessoas se tornem carentes em cálcio e vitaminas.

Remédios que contêm lactose

Alguns remédios são preparados a partir de extratos que contêm lactose. É necessário ler a bula e falar com seu médico sobre a sua intolerância.

Foto: © Dmitry_Kalinovsky - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Intolerância à lactose: o que comer', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade