Cirurgia bariátrica

Quem sofre de obesidade mórbida e pretende passar por uma intervenção cirúrgica para perder peso deve buscar um médico especialista, como endocrinologista, nutricionista ou um cirurgião bariátrico. Esse profissional vai lhe dar todas as orientações e estará acompanhado de uma equipe multidisciplinar para lhe auxiliar durante e depois da cirurgia de redução do estômago.

Procure um especialista

É necessário se consultar com um especialista no assunto antes de realizar a cirurgia. Essa consulta vai permitir que o médico decida se você tem indicação ou não para passar pelo procedimento. Entre uma série de outras avaliações, o médico irá calcular o seu índice de massa corporal (IMC). Apenas pacientes com IMC acima de 40, ou seja, com diagnóstico de obesidade mórbida, têm indicação para cirurgia bariátrica.

Se houver indicação para a cirurgia bariátrica

Antes de decidir sobre a possibilidade de realizar a cirurgia bariátrica, a pessoa deve receber informações complementares sobre o método, passar por um check-up médico e se preparar para a intervenção. A equipe multidisciplinar vai definir o procedimento cirúrgico mais apropriado à sua situação médica em função das suas intenções e dos fatores de risco que o paciente possa ter.

Além de médicos, o paciente prestes a fazer uma cirurgia bariátrica deve se consultar com um psicólogo para estar também emocionalmente preparado para a mudança de sua aparência física. Em muitos casos, os pacientes relatam não mais se reconhecerem após o procedimento. Por fim, alguns pacientes também devem perder alguns quilos de forma natural antes da cirurgia.

Se não houver indicação para a cirurgia bariátrica

A equipe médica deve explicar as razões de não indicar a cirurgia ao paciente e propor outras medidas para a perda de peso. O envolvimento em grupos de apoio para redução do peso (Vigilantes do Peso, por exemplo) é uma das recomendações mais comuns, principalmente nos casos de pacientes que já tentaram por várias vezes iniciar dietas.

Foto: © Pixabay.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Cirurgia bariátrica', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade