O cansaço após a anestesia é derivado da alteração dos ritmos biológicos pelos efeitos sedativos causados pelas moléculas durante o processo de sedação.
O cansaço após a anestesia geral é muito comum e pode ser sentido desde alguns dias até alguns meses depois do procedimento. Estima-se que aproximadamente um terço dos pacientes anestesiados sofram com o problema. O cansaço pós-anestesia pode ainda causar o atraso das atividades pessoais e profissionais, bem como o aumento do número de acidentes.
A fadiga é um dos principais sintomas constatados após uma anestesia geral. Ela pode vir acompanhada de transtornos do sono e sonolência durante o dia. Em alguns pacientes, essas manifestações são sentidas mesmo nos casos de uma anestesia de curta duração, tendo sido realizada ou não uma intervenção cirúrgica.
É fundamental pesquisar a origem do cansaço, que pode ser causado por uma doença. Uma consulta médica permite, portanto, diagnosticar o cansaço gerado por uma anestesia geral e descartar possíveis condições clínicas que estejam na origem do problema.
Estimulantes e vitaminas podem ser prescritos, além de repouso. Em função do tipo de cirurgia, pode ser aconselhada uma pausa no trabalho.
Existem formas de prevenir o cansaço após uma anestesia geral. Em geral, são utilizados anestésicos de eliminação rápida, já que o despertar pós-cirúrgico é efetivo em um intervalo de tempo relativamente curto. Também é muito importante seguir todas as recomendações de pré e pós-operatório passadas pelo médico.
Foto: © Dmytro Buianskiy - 123RF.com