A banana é uma fruta muito fácil de achar em qualquer supermercado ou quitanda. O que poucos sabem é da enorme lista de benefícios à saúde trazidos pelo seu consumo diário.
Em primeiro lugar, a banana é um alimento importante pela alta quantidade de nutrientes que possui. Além de ser uma boa fonte energética, a banana também contém carboidratos, fibras, vitaminas A, C e do complexo B, potássio, ferro, magnésio e zinco.
A banana é uma das principais fontes naturais de potássio e essa substância tem impacto sobre a redução da pressão arterial, já que ela atua controla a taxa de sódio no organismo, substância que, por sua vez, está associada ao surgimento de casos de hipertensão arterial. Além disso, o potássio controla a fadiga muscular e previne câimbras, sendo, portanto, muito consumida por quem pratica esportes.
As fibras presentes em grande número na banana são bastante importantes para o controle do trânsito intestinal e no combate e prevenção da prisão de ventre. Além disso, a banana pode ser consumida em casos de diarreia já que recompõe os eletrólitos do intestino. Por fim, ela também é benéfica para manter o bom estado da flora intestinal.
O consumo de vitamina A, presente em boa quantidade na banana, é um meio importante para a proteção dos olhos. Seu uso está associado à prevenção de casos de degeneração macular, uma das principais causas de cegueira entre idosos.
Existem ainda outros benefícios associados ao consumo de banana que não foram comprovados cientificamente. Algumas hipóteses apontam que a ingestão de banana pode ajudar na prevenção de determinados tipos de câncer, em especial casos de câncer intestinal. Além disso, a banana também seria redutora do estresse e ansiedade. Por fim, a banana é considerada um alimento afrodisíaco, aumentando o desejo sexual de homens e mulheres.
Cada 100 gramas de banana, ou uma porção da fruta, representam 90 calorias. A banana é uma opção saudável e saborosa para a sobremesa de quem está fazendo dieta.
Foto: © Pixabay.