0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Tetania: definição, sintomas e tratamento

A tetania é um termo genérico que descreve a contração involuntária de alguns músculos. Esta condição possui diferentes causas e afeta com maior frequência os adolescentes.


Definição

A tetania é definida como a ocorrência de contrações musculares involuntárias. Entre as causas deste problema estão hipocalcemia (falta de cálcio no sangue), excesso de fosfato (na proporção com o cálcio), doenças infecciosas, redução no funcionamento da glândula paratireoide e baixa concentração de dióxido de carbono provocada por hiperventilação. As crises de tetania também podem estar ligadas a uma doença mais grave e ser sintoma da espasmofilia.

As contrações e espasmos afetam principalmente os músculos das mãos e pés, mas também podem surgir sobre os músculos da face, cordas vocais e músculos da coluna vertebral.

Sintomas da tetania

A tetania causa os seguintes sintomas: contrações de um ou mais músculos com duração que varia de poucos minutos até algumas horas, contrações características das mãos, chamadas de mãos de parteira, com os dedos adotando forma de cones e, em alguns casos, quadros de cãibras.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da tetania é feito a partir da descrição dos sintomas pelo paciente ou da constatação de uma crise pelo médico, o que é mais raro. Na sequência, para confirmar a causa do problema, o profissional em geral pede um exame de sangue para dosagem da concentração de cálcio no sangue. Em alguns casos, também pode ser pedida uma eletromiografia, um teste que mede a atividade elétrica das células musculares.

Tratamento da tetania

O tratamento da tetania vai depender da sua causa. Quando trata-se de uma deficiência de cálcio, as taxas deverão ser ajustadas através da alimentação ou uso de suplementos alimentares. Já se a tetania for sintoma da espasmofilia, deve-se tratar a crise momentânea e iniciar tratamento de longo prazo com um psicoterapeuta e/ou uso de medicamentos ansiolíticos.

Foto: © buengza - Shutterstock.com

Veja também

0 Comentário