PSA: antígeno prostático

Faça uma pergunta

O antígeno prostático, comumente chamado de PSA no jargão médico, é uma proteína fabricada pela próstata. Essa proteína permite tornar o esperma mais fluido, favorecendo o deslocamento dos espermatozoides e é encontrado em pequena quantidade no sangue dos homens. Sua elevação pode indicar problemas.

PSA alto

Uma taxa elevada do antígeno prostático é o causador de uma anomalia prostática. Alguns são benignos, tais como em casos de um aumento isolado do tamanho da próstata, chamada de hipertrofia benigna da próstata. Porém, algumas vezes a elevação do nível de PSA pode ser indício de uma condição mais grave.

PSA e câncer de próstata

A alta do antígeno prostático pode levar à suspeita de câncer de próstata. Em função da taxa e dos diferentes critérios como idade ou sintomas, outros exames clínicos podem ser realizados, como uma biópsia da próstata. O controle sistemático de PSA é recomendado para os homens acima dos 50 anos.

Valores de referência de PSA

Os valores normais de PSA no sangue são de 4 nanogramas por mililitro. Esses valores tendem a aumentar com o avançar da idade e, por isso, é recomendável analisar cada caso antes de se fazer o diagnóstico. Alguns fatores como relações sexuais recentes, exame retal e procedimentos urológicos podem interferir no resultado. Homens acima dos 50 anos e que possuam casos de tumor na próstata na família devem fazer essa análise pelo menos uma vez por ano.

Foto: © Sherry Yates Young - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também