Ácido úrico: dieta e tratamento

O ácido úrico é uma substância formada pelo organismo diante da decomposição da purina presente em alimentos como carne, feijão ou marisco.

Complicações do ácido úrico alto

Geralmente, o ácido úrico é facilmente eliminado pelos rins, mas, quando eles funcionam mal, o ácido úrico pode se acumular nos tecidos, dando origem a um mal chamado gota, que provoca inflamação e dor nas articulações.

Dieta para ácido úrico alto

Uma das principais formas de tratamento do ácido úrico é ajustando a dieta do paciente. Em primeiro lugar, deve-se beber muita água, entre 2 e 3 litros por dia. Além disso, a alimentação deve ser rica em frutas, verduras e legumes, laticínios e ovos. É importante também elevar a ingestão de vitamina C, encontrada principalmente em frutas cítricas.

Alimentos a serem evitados com ácido úrico alto

Alguns produtos devem ser consumidos de forma moderada pelo paciente com ácido úrico. Entre eles estão as leguminosas (ervilha, feijão, lentilha etc), cereais integrais e cogumelos. Carnes, frangos e peixes com teor médio de purinas também entram no grupo de consumo moderado.

Alimentos não permitidos com ácido úrico alto

Por fim, existem os alimentos que devem ser riscados da dieta de um paciente com ácido úrico elevado. Os principais são os frios e outros embutidos. Além disso, também devem ser cortados os miúdos de animais (fígado, rins e moela, por exemplo), bem como mariscos e bebidas alcoólicas.

Exame de ácido úrico

Geralmente, esse exame é pedido pelo médico quando o paciente sente dores nas articulações ou quando há suspeitas de doenças mais graves, como leucemia ou lesão renal. Os valores de referência desse exame são 2,4 - 6,0 mg/dL para mulheres e 3,4 - 7,0 mg/dL para homens, no caso do sangue. No exame de urina, o ideal é 0,24 - 0,75 g/dia para homens e mulheres.

O que ácido úrico em excesso causa

Os principais sintomas de ácido úrico alto são dor, inchaço, vermelhidão e dificuldade em movimentar uma articulação, especialmente dedos das mãos e pés, joelhos, tornozelos e calcanhar. O surgimento constante de pedras nos rins também é outro sintoma.

Tratamento do ácido úrico alto

O tratamento geralmente também pode incluir o uso de remédios para ácido úrico e anti-inflamatórios, que aliviam as dores nas articulações.

Foto: © Alexander Raths - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Ácido úrico: dieta e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade