Ácido úrico - Definição

O ácido úrico é o produto do processo de degradação das purinas e dos ácidos nucleicos e é eliminado pelo corpo na urina. Certos alimentos contêm uma quantidade significante do ácido: miúdos, carnes de caça, queijos fermentados, ovas de peixes e mariscos. O ácido úrico é geralmente pouco presente no sangue.

O excesso na ingestão de alimentos que contêm ácido úrico, além do consumo de cervejas e álcool em geral, podem desencadear um aumento na taxa do ácido úrico no sangue. Esta taxa elevada é responsável principalmente pela gota e cálculos renais.

Deve-se ainda evitar ingerir rins, fígado, cérebro, miúdos, coração e salsichas. Alguns tipos de peixes, como o azul, também podem causar aumento das taxas de ácido úrico. Sardinhas, arenque, truta, carpa, salmão e merluza, bem como ovas de peixes e frutos do mar, também devem ser evitados, junto com queijos muito fermentados.
Artigo original publicado por p.horde. Tradução feita por asevere. Última modificação: 3 de janeiro de 2018 às 16:57 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Ácido úrico - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Ácido pirúvico - Definição
Ácido úrico no sangue - Definição