Infecções gastrointestinais: o que comer

Faça uma pergunta
Se você sofre de uma infecção gastrointestinal, é importante repor os líquidos e eletrólitos perdidos. Para isso, é preciso seguir algumas recomendações de alimentação e também beber bastante líquido durante o período de tratamento e recuperação. Veja algumas dicas.

Líquidos, líquidos e mais líquidos

Em uma infecção gastrointestinal, o corpo perde grande quantidade de fluido através de vômitos e diarreia. Portanto, é importante que você tome bastante líquidos, mesmo que possa difícil no início. Além de muita água, você pode beber chás de melissa, hortelã-pimenta ou erva-doce.

É melhor evitar sucos de frutas, laticínios, cafeína, bebidas gaseificadas e álcool. Deve-se evitar também os refrigerantes, devido ao dióxido de carbono e o elevado teor de açúcar. Na farmácia, é possível achar pó eletrólito para preparar uma solução líquida eletrolítica.

Você pode também fazer uma solução eletrolítica em casa: o conhecido soro caseiro. Clique aqui para aprender a fazer o soro caseiro. Lembre-se de que o soro deve ser consumido em até 24 horas após o preparo.

O que comer em caso de infecção gastrointestinal

Se você tem a sensação que pode ingerir alguma coisa, você deve tentar comer um pouco. A membrana mucosa em todo o trato gastrointestinal, no entanto, ainda está muito irritada com a infecção gastrointestinal. Portanto, você deve começar a comer com muito cuidado. No início, é melhor começar com uma sopa (cozida com água e sal) - de batata ou cenoura, por exemplo - e que pode ser acrescida de um pouco de sal.

Tente tomar também caldo de vegetais cozidos. Estes contêm não só o líquido, mas também nutrientes para recuperar a força rapidamente. Se você sentir vontade de comer algo doce, pode comer bananas ou maçãs raladas. Várias pequenas refeições espalhadas por todo o dia são mais fáceis de digerir.

Quando buscar ajuda médica

Em caso de febre alta prolongada ou sangue nas fezes, você deve consultar o seu médico. Se a doença durar mais do que dois ou três dias, também procure um especialista. O médico pode verificar se os sintomas são causados por agentes patogênicos perigosos, como a salmonela.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com

Dieta anticolesterol
Dieta em caso de insuficiência hepática