A esteatose hepática, também conhecida como fígado gorduroso, é uma condição que ocorre devido ao acúmulo de gordura no fígado, geralmente causada pelo consumo excessivo de álcool.
Esteato é um termo que indica relação com gordura e, portanto, esteatose hepática significa literalmente fígado gorduroso ou fígado gordo. Quando o percentual de gordura excede os valores normais no fígado, ele passa a acumular gordura em excesso.
O acúmulo de gordura no fígado pode ser causado pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, obesidade, diabetes, colesterol elevado, drogas, desnutrição ou gravidez.
Quanto maior e mais prolongado for o acúmulo de gordura no fígado, maiores são os riscos de lesão hepática. Esse quadro é chamado de hepatite gordurosa. Nele, cerca de 20% dos pacientes evoluem para cirrose hepática. A esteatose hepática é mais comum no sexo feminino, provavelmente por ação do estrogênio.
A esteatose hepática não provoca sintomas. Normalmente, o diagnóstico é feito através de exames de imagem, como ultrassonografias ou tomografias computadorizadas solicitadas por outros motivos. Alguns pacientes com esteatose hepática queixam-se de fadiga e sensação de peso no quadrante superior direito do abdômen.
Além dos exames de imagem, as análises laboratoriais servem para avaliar o grau de lesão do fígado através das chamadas enzimas hepáticas (TGO e TGP ou AST e ALT) e de outros marcadores de doença do fígado, como a gama GT.
A esteatose hepática grau 1 (esteatose hepática leve) acontece quando há pequeno acúmulo de gordura. A esteatose hepática grau 2 acontece quando há acúmulo moderado e a esteatose hepática grau 3 ocorre quando há grande acúmulo de gordura no fígado. O único modo de se diagnosticar uma hepatite gordurosa é através da biópsia hepática, isto é, da retirada cirúrgica de uma pequena porção do fígado para análise em laboratório.
Não existe tratamento específico para esteatose. O paciente deve combater os fatores de risco, perdendo peso, praticando atividade física, reduzindo o colesterol, controlando o diabetes e, principalmente, reduzindo ou mesmo interrompendo o consumo de bebidas alcoólicas.
Foto: © romma - Shutterstock.com