a hepatomegalia é um sintoma que traduz o aumento do tamanho do fígado. O fígado pode aumentar em volume no quadro de diversos problemas, e principalmente:
A hepatomegalia em si se manifesta pelo aumento do volume do fígado: é um sintoma. Enquanto isso, sinais associados são geralmente presentes e são eles que permitirão suspeitar uma causa:
a hepatomegalia é geralmente palpável no nível do abdômen. Enquanto isso, ela pode igualmente ser descoberta durante um exame de imagem, habitualmente ultrassonografia ou scanner. É fácil de confirmar a presença de uma hepatomegalia e os exames complementares permitirão pesquisar a origem entre as diversas causas. Um exame de sangue além de uma imagem do fígado serão geralmente necessários.
o tratamento da hepatomegalia requer a realização de um diagnóstico e passará pelo tratamento da sua causa. Ele poderá se tratar de uma retirada cirúrgica se esta for possível em caso de tumor, e a parada da intoxicação alcoólica em caso de cirrose etílica, regras higienodietéticas com diminuição dos consumos de gordura em caso de esteatose, de medicamentos agindo contra o excesso de cobre ou de ferro respectivamente na doença de Wilson e hemocromatose, etc.
Em relação às causas curáveis da hepatomegalia, é aconselhado evitar o consumo excessivo de álcool e não comer muita gordura, pois ela favorece o surgimento da esteatose e da cirrose hepática com aumento do risco de câncer de fígado.