O microagulhamento é uma técnica que, com a ajuda de agulhas muito finas, estimula a produção de colágeno da pele e reduz alguns sinais de envelhecimento, bem como manchas e cicatrizes.
O microagulhamento ou indução percutânea de colágeno (IPCA) é uma técnica de rejuvenescimento facial feito com pequenas agulhas que causam microperfurações na pele, estimulando a produção de colágeno local e renovando o aspecto da face.
Com essa técnica é possível, ainda, reduzir a pigmentação de manchas, especialmente o melasma, bem como reduzir cicatrizes de acne, suavizar rugas e estrias e diminuir cicatrizes traumáticas ou cirúrgicas.
Com um equipamento chamado Roller, com cerca de 200 micro agulhas, um profissional estimula determinadas área do rosto para gerar um processo inflamatório no local, estimulando os fibroblastos, responsáveis pela produção de colágeno.
Essa ação melhora a oxigenação do local e, como resultado, estimula a região. A técnica pode, inclusive, ser aplicada no couro cabeludo, para tratamento de casos de alopecia.
Por se tratar de um procedimento invasivo, o microagulhamento pode gerar desconforto e uma leve dor em alguns pacientes. Entretanto, pode haver uma aplicação prévia de pomada anestésica em pacientes sensíveis à dor, minimizando incômodos.
Após o procedimento, a pele pode apresentar inchaço e vermelhidão. Porém, a recuperação costuma ser mais rápida em comparação com os precedimento feito com laser. Vale ressaltar que, para gerar os melhores resultados e reduzir os riscos, esse procedimento deve ser feito por um médico dermatologista ou cirurgião plástico.
O valor cobrado pelo microagulhamento varia de acordo com o local em que o procedimento é feito. Em geral, ele varia entre R$ 400 e R$ 600 por sessão - os resultados são alcançados após cerca de três sessões, sendo que cada uma dura aproximadamente 30 minutos.
Foto: © Robert Przybysz - 123RF.com